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Tipo: Dissertação
Título : Entre letras e músicas: experiências juvenis em radioescolas de Fortaleza
Título en inglés: Between letters and music: youth experiences in radio-schools of Fortaleza
Autor : Campos, Tarciana de Queiroz Mendes
Tutor: Barbalho, Alexandre Almeida
Palabras clave : Radio-schools;Youth;Radiodifusão educativa - Fortaleza (CE);Rádio na educação - Fortaleza (CE);Juventude - Fortaleza (CE);Cidadania - Fortaleza (CE)
Fecha de publicación : 2011
Editorial : www.teses.ufc.br
Citación : CAMPOS, Tarciana de Queiroz Mendes. Entre letras e músicas: Experiências juvenis em radioescolas de Fortaleza. 2011. 183 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Fortaleza (CE), 2011.
Resumen en portugués brasileño: A pesquisa realiza um estudo sobre a atuação cotidiana de estudantes de instituições públicas de ensino básico de Fortaleza em produções radiofônicas e em radioescolas. Dessa maneira, apresenta como objetivo central analisar as experiências e práticas juvenis nos processos de produção, circulação de conteúdos e gestão de radioescolas na rede pública municipal de ensino, tendo como perspectiva investigar exercícios de cidadania que partem desses processos. Como forma de empreender esta análise, o estudo opta pela pesquisa participante como metodologia. Entre os principais procedimentos metodológicos estão a realização de rodas de conversa com quinze estudantes e a escuta coletiva de programas produzidos pelos jovens. Os procedimentos secundários de pesquisa consistem, além de análise documental, em visitas para observação do cotidiano escolar com enfoque nas práticas dos estudantes em torno das radioescolas e produções radiofônicas. A investigação prima por articular análises teóricas sobre juventude e cidadania às percepções empíricas dos estudantes, compartilhadas nas rodas. Assim, o estudo permite a abordagem das seguintes questões: os sujeitos da pesquisa reconhecem a si mesmos como jovens? Sob que aspectos pensam a cidadania em seu cotidiano? A análise dessas questões ao longo dos processos cotidianos de quatro radioescolas em Fortaleza, somada aos relatos dos estudantes, possibilita a distinção de quatro tipos de processo: aqueles com forte intervenção de professores, outros com destaque para a atuação de estudantes, aqueles caracterizados pela mediação de uma ONG e, ainda, outros marcados pelo não funcionamento das rádios. Observar cada um desses cenários com base nas discussões teóricas empreendidas por Bourdieu (1983, 1998, 2000), Margulis e Urresti (2000), Mouffe (1992, 2001), entre outros autores, conduz à percepção de que os processos comunicativos envolvem interlocutores em uma complexa trama cultural favorável à existência de conflitos, mas também de negociações.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7847
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