Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78445
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Beatriz Furtado Alencar-
dc.contributor.authorPaiva, Rachel Moraes-
dc.date.accessioned2024-10-10T15:06:06Z-
dc.date.available2024-10-10T15:06:06Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationPAIVA, Rachel Moraes. Curso de extensión: una mirada a la discapacidad, reflexiones pegadogógicas anticapacitistas en las clases de E/LE. (Cine debates). 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Licenciatura em Letras/Espanhol, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78445-
dc.language.isoespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCurso de extensión: una mirada a la discapacidad, reflexiones pegadogógicas anticapacitistas en las clases de E/LE. (Cine debates)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho de Extensão é uma proposta para os alunos do Curso de Letras Espanhol da Universidade Federal do Ceará, o qual deseja propor reflexões sobre a deficiência e a luta anticapacitista nas aulas de E/LE, com metodologia de cine debates. Iniciamos com uma retrospectiva acerca da deficiência durante os séculos para observar as mudanças até aqui e sua evolução, o conceito de capacitismo e sua presença no âmbito mundial e nacional, um termo recente, porém com uma prática desde sempre. Refletimos sobre o avanço da educação inclusiva, por seguinte a falta de formação profissional adequada para, de fato, educação inclusiva. Além disso, a inclusão de alunos com deficiencia em nossa aulas de ELE, pois ainda é visto uma separação entre alunos normais e com deficiencia nas salas de aula. Fundamentamos nosso referencial teórico em autores que falam sobre educação inclusiva, deficiência e capactismo, MATOAN, SASSANI, SHAKESPEARE, SILVA Y RETONDO. A proposta do curso é conhecer a luta anticapacitista e desenvolver caminhos de como podemos suceder em relação à inclusão das pessoas com deficiências no ambiente educacional e também na sociedade. Com o objetivo de proporcionar uma formação continuada aos futuros docentes de espanhol. Além disso, sensibilizar e sugerir ações diante a este grupo. Utilizamos a metodologia de cine debates, além de dinâmicas voltadas a trabalhar a reflexão e sensibilização de futuros professores e professoras de ELE. Por fim, esperasse que com o curso tenhamos alunos mais engajados nesta causa e que assim possamos pouco a pouco diminuir os impactos do capacitismo em nossa sociedade.pt_BR
dc.description.abstract-esEste programa de extensión es una propuesta para los alumnos del Curso de Lengua Española de la Universidad Federal de Ceará, que pretende proponer reflexiones sobre la discapacidad y la lucha antidiscapacitista en las clases de ELE, utilizando la metodología de los cine-debates. Comenzamos con una retrospectiva sobre la discapacidad a lo largo de los siglos para observar los cambios hasta el momento y su evolución, el concepto de capacitismo y su presencia a nivel mundial y nacional, un término reciente pero que siempre se ha practicado. Reflexionamos sobre los avances de la educación inclusiva, así como sobre la falta de una formación profesional adecuada para la educación inclusiva. Además, de la inclusión de alumnos con discapacidad en las clases de ELE, ya que en las aulas sigue existiendo una separación entre alumnos normales y discapacitados. Basamos nuestro marco teórico en autores que hablan de educación inclusiva, discapacidad y capacitismo, MATOAN (2003), SASSANI (2007), SHAKESPEARE (2001), SILVA Y RETONDO (2008), BUENO (1999). El objetivo del curso es aprender sobre la lucha antidiscapacidad y desarrollar formas de cómo podemos tener éxito en relación con la inclusión de las personas con discapacidad en el entorno educativo y también en la sociedad. El objetivo es proporcionar formación continua a los futuros profesores españoles. Además, sensibilizar y sugerir acciones hacia este colectivo. Utilizamos la metodología de cine debate, así como dinámicas dirigidas a trabajar la reflexión y sensibilización de los futuros profesores de ELE. Por último, espero que con el curso tengamos estudiantes más comprometidos con esta causa y que podamos reducir gradualmente el impacto del capacitismo en nuestra sociedad.pt_BR
dc.subject.ptbrInabilidadept_BR
dc.subject.ptbrInclusãopt_BR
dc.subject.ptbrEducaçãopt_BR
dc.subject.esDiscapacidadpt_BR
dc.subject.esInclusiónpt_BR
dc.subject.esEducaciónpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7226692924977138pt_BR
local.date.available2024-10-10-
Aparece nas coleções:LETRAS - ESPANHOL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tcc_rmpaiv.pdfTCC - Rachel Moraes Paiva484,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.