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Tipo: Dissertação
Título: Estratégias didáticas para ensino de física moderna usando leds
Autor(es): Miguez, Maria Luiza
Orientador: Almeida, Carlos Alberto Santos de
Coorientador: Dias, Nildo Loiola
Palavras-chave em português: Semicondutores;Peer Instruction;Junção PN;Modelo de Bohr
Palavras-chave em inglês: Semiconductors;Peer Instruction;PN junction;Bohr model
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Data do documento: 2024
Resumo: Temas de Física Moderna e Contemporânea atualmente já são contemplados na BNCC, tanto na componente curricular de Ciências no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio e motivados por isso atualmente já existem diversos trabalhos que propõem práticas de intervenção em sala de aula nessa temática. Apesar disso ainda são poucos os trabalhos que trazem os resultados da aplicação dessas propostas. Devemos ressaltar ainda que são poucas as propostas que utilizam diversas metodologias de ensino articuladas. Nossa proposta baseia-se na teoria sociointeracionista de Vygotsky, a qual pressupõe que as interações sociais são fundamentais para uma maior eficiência do processo de ensino e aprendizagem, para fundamentar e justificar o uso das metodologias baseadas em experimentação e em questionários Peer Instruction para promover o ensino de Física Moderna usando LEDs. O produto educacional é uma sequência didática de 06 aulas. Iniciamos na Aula 01 com a classificação dos materiais quanto à condutividade elétrica e como se pode modificá-la em materiais semicondutores através do processo de dopagem. Nas aulas 02 e 03 introduzimos o modelo de Bohr e a atividade experimental de observação dos espectros de emissão de diversas fontes de luz, respectivamente. Na Aula 04 introduzimos a teoria de bandas de condução e na Aula 05 introduzimos a junção PN para justificar o funcionamento de um dispositivo LED. Finalizamos a sequência com uma atividade experimental na qual os estudantes devem investigar o funcionamento de um resistor ôhmico e de um LED e identificar as diferenças nas propriedades elétricas desses dispositivos. Foram aplicados questionários nas duas primeiras aulas para avaliar os conhecimentos prévios dos estudantes e a partir dos resultados foi possível verificar que os estudantes tiveram dificuldades na assimilação dos conteúdos anteriores e dessa forma o reforço era necessário para o andamento das aulas. No final das 5 primeiras aulas foram aplicados questionários usando a metodologia Peer Instruction e, a partir das respostas dos estudantes, foi possível avaliar o entendimento dos conteúdos discutidos na respectiva aula. Além disso foi possível verificar através da interação dos estudantes entre si e com a professora durante a aula que as estratégias aplicadas foram bem recebidas pelos estudantes. Podemos concluir que o ensino de Física a partir de situações contextualizadas, usando metodologias que colocam os estudantes em posições menos passivas podem ser alternativas ao uso do ensino completamente tradicional.
Abstract: Themes of Modern and Contemporary Physics are currently already included in the BNCC (Base Nacional Comum Curricular), both in the Science curriculum component in Elementary School and in High School. Motivated by this, there are already several works proposing intervention practices in the classroom on this topic. Despite this, there are still few works that present the results of the application of these proposals. It is also important to note that there are few proposals that use various articulated teaching methodologies. Our proposal is based on Vygotsky’s socio-interactionist theory, which assumes that social interactions are fundamental for greater efficiency in the teaching and learning process, to support and justify the use of methodologies based on experimentation and Peer Instruction questionnaires to promote the teaching of Modern Physics using LEDs. The educational product is a didactic sequence of 06 classes. We start in Class 01 with the classification of materials in terms of electrical conductivity and how it can be modified in semiconductor materials through the doping process. In classes 02 and 03, we introduce the Bohr model and the experimental activity of observing the emission spectra of various light sources, respectively. In Class 04, we introduce the theory of conduction bands, and in Class 05, we introduce the PN junction to justify the functioning of an LED device. We conclude the sequence with an experimental activity in which students must investigate the functioning of an ohmic resistor and an LED and identify the differences in the electrical properties of these devices. Questionnaires were administered in the first two classes to assess students’ prior knowledge, and based on the results, it was possible to verify that students had difficulties assimilating previous content, thus reinforcement was necessary for the progression of the classes. At the end of the first 5 classes, questionnaires were administered using the Peer Instruction methodology, and based on students’ responses, it was possible to evaluate the understanding of the content discussed in the respective class. Furthermore, it was possible to verify through student interactions with each other and with the teacher during the class that the strategies applied were well received by the students. We can conclude that teaching Physics from contextualized situations, using methodologies that place students in less passive positions, can be alternatives to the completely traditional teaching approach.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78438
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/2945951725733576
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4841596242259728
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/6259018521221763
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações defendidas na UFC

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