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Type: TCC
Title: Análise da gestão de custos e precificação de uma padaria de pães integrais na capital do Ceará
Authors: Tonaco, Bruno Matos
Advisor: Torres, Magda Ferreira Maia
Keywords in Brazilian Portuguese : métodos de custeio;precificação;gestão de custos;pães integrais
Keywords in English : costing methods;pricing;cost management;whole grain breads
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Issue Date: 2024
Citation: TONACO, Bruno Matos. Análise da gestão de custos e precificação de uma padaria de pães integrais na capital do Ceará. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente estudo desenvolveu-se no cenário do setor alimentício no Brasil, mais especificamente de panificação, que obteve um crescimento relevante por meio dos microempreendedores individuais. Devido a uma projeção crescente de 27% até 2025 por uma alimentação mais saudável, torna-se fundamental que empresas focadas nesse setor apliquem estratégias na área de gestão de custos para que permaneçam competitivas e sustentáveis no mercado. O trabalho tem como objetivo principal aplicar os métodos de custeio por absorção e custeio variável, além de técnicas de precificação através do markup, em uma padaria de pães integrais localizada na cidade de Fortaleza, Ceará. Ademais, tornou-se possível encontrar indicadores como a margem de contribuição através de um dos métodos de custeio, além do ponto de equilíbrio e da apresentação do Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) contábil e gerencial. Tendo em vista a importância dos métodos, realizou-se o estudo primeiramente por uma revisão bibliográfica acerca de gestão de custos e precificação. A coleta de dados se deu por meio de reuniões com o proprietário sobre todos os detalhes dos insumos utilizados, portfólio da empresa, processos e tempo de produção e todos os gastos envolvidos. O tratamento dos dados possibilitou a aplicação dos métodos de custeio, os quais demonstraram-se efetivos, sendo possível verificar os produtos mais rentáveis para a empresa, o quanto ela pode lucrar em um mês, a organização formal de todos os dados para o proprietário e um incentivo para a empresa aprimorar sua gestão financeira ao decorrer do tempo. Os resultados da precificação revelaram que, mesmo a empresa mantendo seu preço fixo de R$ 10,00 para todos os seus produtos, a padaria ainda consegue atingir a margem de lucro desejada, conseguindo ajustar seus preços de acordo com as exigências do mercado e se mantendo lucrativa. Salienta-se que, se necessária a mudança nos valores de venda, a empresa deve observar as necessidades e o valor percebido do cliente, e não apenas o lado econômico. Ademais, apesar de a empresa não aplicar nenhum método de custeio ou outra ferramenta de gestão de custos, pode-se observar pela DRE que ela consegue obter um lucro anual de R$ 31.348,44 com apenas um funcionário
Abstract: This study was conducted within the context of the food sector in Brazil, specifically focusing on the bakery industry, which has seen significant growth through individual micro-entrepreneurs. Given the projected 27% growth by 2025 due to increasing demand for healthier food options, it is essential for companies in this sector to implement strategies in the area of cost management to remain competitive and sustainable in the market. The main objective of this work is to apply absorption costing and variable costing methods, as well as pricing techniques through markup, in a whole grain bakery located in the city of Fortaleza, Ceará. Additionally, it was possible to identify indicators such as the contribution margin through one of the costing methods, as well as the break-even point and the presentation of the Income Statement in both accounting and managerial formats. Considering the importance of these methods, the study began with a literature review on cost management and pricing. Data collection was conducted through meetings with the owner to discuss all details regarding the inputs used, the company’s portfolio, production processes and times, and all associated costs. Data processing enabled the application of costing methods, which proved to be effective, making it possible to identify the most profitable products for the company, estimate the monthly profits, organize all financial data for the owner, and encourage the company to improve its financial management over time. The pricing results revealed that even with the company maintaining a fixed price of R$ 10.00 for all its products, the bakery is still able to achieve the desired profit margin, adjust its prices according to market demands, and remain profitable. It is emphasized that if a change in sales prices is necessary, the company should consider customer needs and perceived value, not just the economic aspects. Moreover, despite the company not currently applying any costing method or other cost management tools, the Income Statement shows that it can achieve an annual profit of R$ 31,348.44 with only one employee
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78435
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - RUSSAS - Monografias

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