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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78426
Tipo: | TCC |
Título: | LEARN : Evolução de um jogo de tabuleiro para o ensino de Arquitetura de Software |
Autor(es): | Lelis, Maria Rebecca Lopes |
Palavras-chave em português: | Arquitetura de software;Jogos educacionais;LEARN |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | Com o crescente desenvolvimento tecnológico da sociedade, foi possível a criação de sistemas que auxiliam o cotidiano das pessoas. Com essa descoberta, logo foi necessária uma melhor estruturação dos sistemas criados. Pensando nisso, criou-se a disciplina de Engenharia de Software, a qual se dedica a estudar a melhor maneira de gerar softwares eficientes e eficazes, acompanhando o desenvolvimento do software desde sua ideia até depois de seu uso. Ademais, com a notória importância, dividiu-se o processo de criação de softwares em etapas, sendo uma delas o Projeto de Arquitetura. Essa etapa é caracterizada por definir o escopo dos componentes do sistema e como estão interligados. De fato, é evidente a importância dessa fase na construção do programa. Visando um melhor aprendizado, os docentes buscam adotar metodologias ativas para ensinar o discente, sendo os jogos uma escolha viável e eficaz. Este trabalho propõe uma evolução do jogo LEARN, que visa ensinar Arquitetura de Software. Foi analisado como, a partir dos dados coletados e analisados pela técnica "Grounded Theory", os pontos de melhoria dessa ferramenta. Com essa especificação foi implementado as mudanças e realizado uma análise a partir do método MEEGA+. O resultado desse estudo teve um total de 32 resposta e uma acurácia superior a 100 pontos na escala de qualidade do MEEGA+, apontando assim o jogo, como excelente auxiliar no ensino de Arquitetura de Software. |
Abstract: | With the increasing technological development of society, it was possible to create systems that help people's daily lives. With this discovery, better structuring of the systems created was soon necessary. With this in mind, the Software Engineering discipline was created, which is dedicated to studying the best way to generate efficient and effective software, monitoring the development of the software from its idea until after its use. Furthermore, with notable importance, the software creation process was divided into stages, one of which was the Architecture Project. This stage is characterized by defining the scope of the system components and how they will be interconnected. In fact, the importance of this phase in the construction of the program is evident. Aiming for better learning, teachers seek to adopt active methodologies to teach students, with games being a viable and effective choice. This work proposes an evolution of the LEARN game, which aims to teach Software Architecture. Based on the data collected and analyzed using the "Grounded Theory" technique, the points for improvement of this tool were analyzed. With this specification, the changes were implemented and an analysis was carried out using the MEEGA+ method. The result of this study had a total of 32 responses and an accuracy greater than 100 points on the MEEGA+ quality scale, thus pointing out the game as an excellent aid in teaching Software Architecture. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78426 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias |
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