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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78425
Type: | TCC |
Title: | Ensino de Biologia e inclusão, experiências e reflexões através do olhar de uma aluna com deficiência visual |
Authors: | Fernandes, Ana Julia Soares |
Advisor: | Silva, José Roberto Feitosa |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Educação;Inclusão;Acessibllidade;Deficiência visual;Biologia |
Keywords in English : | Education;Inclusion;Accessibility;Visual impairment;Biology |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Issue Date: | 2024 |
Citation: | FERNANDES, Ana Julia Soares. Ensino de Biologia e inclusão, experiências e reflexões através do olhar de uma aluna com deficiência visual. 2024. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A educação é um pilar extremamente importante, fornecendo mecanismos cruciais na vida do ser humano, sendo capaz de moldar o caráter, ampliar horizontes e capacitar as pessoas para se tornarem agentes transformadores de suas comunidades. Diante de sua relevância, essa modalidade está garantida e amparada por leis e artigos contidos na constituição federal do Brasil. Entretanto, a carência de atividades e disciplinas que se referem a educação especial e inclusão na formação de professores geram uma desvantagem e causam muitas dificuldades na aprendizagem de pessoas com deficiência visual. Problemas como as estruturas precárias das escolas, falta de materiais e desvalorização da profissão do professor são fatores que também interferem na formação dos alunos. Alunos com deficiência visual, além de sofrerem esses prejuízos, estão sujeitos a outras condições que geram dificuldades ainda maiores em sua educação, a falta de acessibilidade, falta de materiais adaptados, ambientes estruturais acessíveis são alguns desses fatores. Os conceitos de interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade são ferramentas muito importantes, em razão de que essas metodologias proporcionam aos estudantes uma maior facilidade na absorção dos conteúdos de Ciências e Biologia. Contudo, se esses meios não oferecem o mínimo de acessibilidade para os PCDs, estes não poderão desfrutar dos benefícios desses métodos. Em consideração a isso, existem ferramentas que foram desenvolvidas com o propósito de promover a acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência. A audiodescrição, a lupa de aumento e os leitores de tela para celulares e computadores são alguns exemplos. Por efeito disso, o objetivo deste trabalho é gerar discussões e reflexões sobre o ensino de Ciências e inclusão, bem como propor adaptações em algumas das disciplinas do curso de Ciências Biológicas da UFC, com a finalidade de tornar essas atividades mais acessíveis para os deficientes visuais. O capítulo 2 deste trabalho teve como motivação as vivências e experiências que foram adquiridas durante a trajetória acadêmica de uma aluna com deficiência visual e estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas. Aulas em laboratórios, Aulas de campo e visitas a espaços externos, como museus são atividades muito presentes nos cursos de Ciências Biológicas, e adaptações são fundamentais nessas atividades. Todavia, barreiras de cunho social como barreiras atitudinais e de comunicação apesar de não serem capazes de anular os pontos mencionados anteriormente, estas os sobrepõem diante de sua relevância, Durante minha graduação, enfrentei muitos desafios, e algumas adaptações como: apoio da monitoria, auxílio do professor em campo, disponibilidade de materiais adaptados em alto relevo, audiodescrição, e principalmente o apoio que obtive dos meus colegas, derrubando as barreiras sociais, foram fundamentais para que eu conseguisse me formar. Por fim, podemos concluir que a falta de acessibilidade na educação é um fator crucial que prejudica a aprendizagem de pessoas com deficiência visual, gerando desvantagens para esse público. Pessoas com deficiência não são incapazes, mas sim, a falta de inclusão que os trazem esses prejuízos. Por fim, existem inúmeras ferramentas que podem auxiliar no processo de inclusão e acessibilidade. |
Abstract: | Education is an extremely important pillar, providing crucial mechanisms in the lives of human beings, capable of moulding character, broadening horizons and enabling people to become agents of change in their communities. Given its importance, this modality is guaranteed and supported by laws and articles contained in Brazil's federal constitution. However, the lack of activities and subjects that refer to special education and inclusion in teacher training creates a disadvantage and causes many difficulties in learning for people with visual impairments. Problems such as precarious school structures, lack of materials and devaluation of the teaching profession are also factors that interfere with students' education. Students with visual impairments, in addition to suffering these losses, are subject to other conditions that create even greater difficulties in their education: lack of accessibility, lack of adapted materials and accessible structural environments are some of these factors. The concepts of interdisciplinarity, transdisciplinarity and multidisciplinarity are very important tools because these methodologies make it easier for students to absorb science and biology content. However, if these methods don't offer the minimum accessibility for people with disabilities, they won't be able to enjoy the benefits of these methods. With this in mind, there are tools that have been developed to promote accessibility and inclusion for people with disabilities. Audiodescription, magnifying glasses and screen readers for mobile phones and computers are just a few examples. As a result, the aim of this work is to generate discussions and reflections on science teaching and inclusion, as well as to propose adaptations to some of the subjects on the Biological Sciences course at the UFC, with the aim of making these activities more accessible to the visually impaired. Chapter 2 of this work was motivated by the experiences acquired during the academic career of a visually impaired student studying for a degree in Biological Sciences. Classes in laboratories, field classes and visits to external spaces such as museums are very common activities in Biological Sciences courses, and adaptations are fundamental in these activities. However, social barriers such as attitudinal and communication barriers, although they are not capable of cancelling out the points mentioned above, they override them in terms of their relevance. During my degree, I faced many challenges, and some adaptations such as: support from monitoring, help from the teacher in the field, availability of adapted materials in high relief, audio description, and especially the support I got from my colleagues, breaking down social barriers, were fundamental for me to be able to graduate. Finally, we can conclude that the lack of accessibility in education is a crucial factor that hinders the learning of people with visual impairments, creating disadvantages for them. People with disabilities are not incapable, but it is the lack of inclusion that causes them these disadvantages. Finally, there are numerous tools that can help in the process of inclusion and accessibility. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78425 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/3302968528150484 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
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