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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78390
Tipo: | Dissertação |
Título: | O que dizem os sujeitos partícipes da construção da experiência da fundação da Agrovila de Aracoiaba, Ceará: um estudo introdutório |
Autor(es): | Vieira, José Danisio Silva |
Orientador: | Linhares, Angela Maria Bessa |
Coorientador: | Furtado, Eliane Dayse Pontes |
Palavras-chave em português: | Agrovila;Experiência de Reassentamento;Recursos hídricos;Projeto São José III |
Palavras-chave em inglês: | Agro-village;Experience Resettlement;Water resources;Project São José III |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | VIEIRA, José Danisio Silva. O que dizem os sujeitos partícipes da construção da experiência da fundação da Agrovila de Aracoiaba, Ceará: um estudo introdutório. 2024. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | Na presente pesquisa objetivou-se capturar a perspectiva dos camponeses atuantes na experiência da construção da agrovila de Aracoiaba, CE. Para levantar e analisar o que dizem os sujeitos da pesquisa, tratou-se particularmente do reassentamento e da construção do açude Aracoiaba, a seguir abordando o acesso ao Projeto São José - III, marcos oferecidos pelos próprios sujeitos da pesquisa, agricultores e agricultoras protagonistas principais desta ação. Mediante a metodologia da pesquisa participante, fez-se um percurso abordando as propostas iniciais (desde o ano 2000) até os dias atuais (2024), sendo este recorte temporal o escolhido para focalizar a experiência. O campo discursivo eleito envolveu reflexões teórico-práticas sobre o contexto geopolítico da pesquisa. Neste espaço contraditório ressaltamos: a institucionalização do discurso político e social sobre o polígono das secas nordestino; a progressividade das abordagens da seca que culminaram nas propostas de convivência com o semiárido; o histórico das políticas públicas e ações de combate à pobreza; a problemática dos recursos hídricos e o atravessamento desses temas pelas ideias sobre desenvolvimento sustentável e educação do campo. Constatou-se no percurso da construção da agrovila de Aracoiaba, no que concerne ao reassentamento, que depois de vinte e dois anos ainda não foi dado o título da posse da terra aos camponeses, e que na questão do açude, também não se tem a irrigação das terras reassentadas, o que mostra que incompletudes dessa natureza, qual a da regularização fundiária, evidenciam lógicas que sofrem as flutuações da política dominante. Outra consideração feita é a crítica a uma visão de técnica; propõe-se que em sua exequibilidade possa ter abordagem transdisciplinar e não despolitize a leitura das realidades, nem os prismas da educação do campo, que conferem um lugar de sujeito os camponeses. A posse da terra (na prática), o plantio, colheita e beneficiamento na produção de alimentos, no projeto São José III, evidenciam que foi válida a experiência da agrovila, se considerarmos parte do processo e curso ainda, as leituras das lições da prática vivida coletivamente. |
Abstract: | The present research aimed to capture the perspective of the peasants involved in the experience of building the agro-village of Aracoiaba, CE. To gather and analyze what the research subjects say, the resettlement and construction of the Aracoiaba dam were particularly addressed, followed by addressing access to Project São José - III, milestones offered by the research subjects themselves, farmers who are the main protagonists of this action. Through the methodology of participatory research, a path was taken covering the initial proposals (since the year 2000) to the present day (2024), with this temporal cut chosen to focus on the experience. The chosen discursive field involved theoretical-practical reflections on the geopolitical context of the research. In this contradictory space, we highlight: the institutionalization of political and social discourse on the northeastern drought polygon; the progressiveness of drought approaches that have culminated in proposals for coexistence with the semi- arid region; the history of public policies and actions to combat poverty; the issue of water resources and how these themes intersect with ideas about sustainable development and rural education. It was observed in the process of building the Aracoiaba agro-village, regarding resettlement, that after twenty-two years the peasants still do not have title deeds to the land, and that in the issue of the dam, irrigation of the resettled lands has also not been achieved, showing that such incompleteness, like land regularization, highlights logics that are subject to fluctuations in dominant politics. Another consideration is the critique of a technical vision; it is proposed that in its feasibility, it may have a transdisciplinary approach and not depoliticize the reading of realities, nor the prisms of rural education, which grant peasants a place as subjects. Land ownership (in practice), planting, harvesting, and processing in food production, in Project São José III, show that the experience of the agro-village was worthwhile, considering part of the process and course still underway, reading the lessons learned from collective practice. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78390 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/9134648713044967 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/8381361724149467 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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