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dc.contributor.advisorTatmatsu, Daniely Ildegardes Brito-
dc.contributor.authorPitta, Vitória Dourado-
dc.date.accessioned2024-10-04T12:19:51Z-
dc.date.available2024-10-04T12:19:51Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationPITTA, Vitória Dourado. Avaliação de livros infantis de abordagem preventiva contra o abuso sexual. 2024. 33 f. TCC (Graduação em Psicologia) - Curso de Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78369-
dc.description.abstractChild sexual abuse is one of the most significant public health problems worldwide, due to both its high prevalence and underreporting. There are forms of abuse both with and without physical contact, such as sexual exploitation, voyeurism, pornography, exhibitionism, and sexual acts with or without penetration. Most cases involve perpetrators who are part of the victim's immediate environment. This situation motivates studies aimed at preventing child sexual abuse. Among the methods used in prevention programs are children's books that address the issue and teach self-protection skills to children. This is a descriptive theoretical study that evaluates 5 Brazilian books published between 2014 and 2024, focusing on prevention. The evaluation was conducted using an instrument that incorporates criteria from international literature. The research identified 3 works with potential for prevention and 2 others with a low level of compliance with the established criteria. There is a need for empirical research to evaluate these titles in intervention contexts with children, as well as studies that assess guides and support materials for parents and teachers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação de livros infantis de abordagem preventiva contra o abuso sexualpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO abuso sexual infantil é um dos maiores problemas de saúde pública do mundo, tanto devido à sua alta prevalência quanto aos níveis de subnotificação. Existem abusos com e sem contato físico, a citar: exploração sexual, voyeurismo, pornografia, exibicionismo, até o ato sexual, com ou sem penetração. A maioria dos casos envolve ofensores que são do convívio da vítima. Este é o cenário que motiva estudos para a prevenção do abuso sexual infantil. Dentre os métodos utilizados para a ocorrência de programas de prevenção está o uso de livros infantis que abordam a temática e que ensinam habilidades de autoproteção para as crianças. Este é um estudo teórico descritivo que visa à avaliação de 5 títulos infantis brasileiros, publicados de 2014 a 2024, cujo enfoque é a prevenção. A avaliação foi realizada por meio do uso de um instrumento que reúne critérios da literatura internacional. A pesquisa encontrou 3 obras com potencial para prevenção e 2 outras com baixo nível de conformidade com os critérios estabelecidos. É necessário que pesquisas empíricas sejam elaboradas para avaliar os títulos em contextos de intervenção com crianças, além de estudos que avaliem cartilhas e materiais de apoio para pais e professores.pt_BR
dc.title.enThe evaluation of children's books with a preventive approuch against sexual abusept_BR
dc.subject.ptbrAbuso sexual infantilpt_BR
dc.subject.ptbrViolência sexual infantilpt_BR
dc.subject.ptbrLivros infantispt_BR
dc.subject.enChild sexual abusept_BR
dc.subject.enChild sexual violencept_BR
dc.subject.enChildren's bookspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4265660318641048pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6602727569218922pt_BR
local.date.available2024-10-04-
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