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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Windson Viana de-
dc.contributor.authorBarros, Jennipher Stephanie dos Reis-
dc.date.accessioned2024-10-01T17:23:49Z-
dc.date.available2024-10-01T17:23:49Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationBARROS, Jennipher Stephanie dos Reis. Guia interativo para auxiliar professores no ensino de língua espanhola para pessoas com deficiência visual mediado por tecnologias digitais. 2024. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78344-
dc.description.abstractThe education has experienced significant transformations over the years, driven by social and technological advancement. Currently, there is a tendency to adopt more flexible pedagogical practices. In particular, foreign language teaching faces challenges regarding the inclusion of people with visual impairments, who often encounter barriers in conventional reading and writing practices. In this context, Digital Information and Communication Technologies (DICT) emerge as facilitators by integrating new languages into the educational environment and promoting greater autonomy, participation and activity among blind or visually impaired students. This study aimed to develop a Software Analysis Guide for language teachers, with the aim of diversifying teaching methodologies and strengthening inclusion. The methodology adopted was divided into four stages: 1) writing a Systematic Literature Review, covering research from the last 10 years; 2) application of questionnaires and semi-structured interviews with 24 Spanish teachers from the State Education Network; 3) manual analysis of the software mentioned in the interviews, focusing on accessibility criteria; and 4) creation and evaluation of the Guide. The proposed product provides examples of language teaching activities that use software and presents accessibility assessments, helping teachers make decisions and choose the most appropriate software and activities. An evaluation of the Guide was carried out by five Spanish teachers who participated in the previous phases of the study. They all recognized that the Guide contributes positively to teaching practice and would recommend it to other colleagues interested in integrating language teaching with accessibility.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleGuia interativo para auxiliar professores no ensino de língua espanhola para pessoas com deficiência visual mediado por tecnologias digitaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA educação tem experimentado significativas transformações ao longo dos anos, impulsionadas pelo avanço social e tecnológico. Atualmente, destaca-se a tendência de adotar práticas pedagógicas mais flexíveis. Em particular, o ensino de línguas estrangeiras enfrenta desafios no que se refere à inclusão de pessoas com deficiência visual, que muitas vezes se deparam com barreiras nas práticas convencionais de leitura e escrita. Neste contexto, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) emergem como facilitadoras ao integrar novas linguagens no ambiente educacional e ao promover maior autonomia, participação e atividade entre alunos com deficiência visual ou com baixa visão. Este estudo teve como objetivo desenvolver um Guia de Análise de Softwares destinado a professores de idiomas, com o intuito de diversificar as metodologias de ensino e fortalecer a inclusão. A metodologia adotada dividiu-se em quatro etapas: 1) escrita de uma Revisão Sistemática de Literatura, abrangendo pesquisas dos últimos 10 anos; 2) aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com 24 professores de Espanhol da Rede Estadual de Ensino; 3) análise manual dos softwares mencionados nas entrevistas, focando em critérios de acessibilidade; e 4) criação e avaliação do Guia. O produto proposto fornece exemplos de atividades de ensino de idiomas que usam softwares e apresenta avaliações de acessibilidade dos mesmos, auxiliando os professores na tomada de decisão e na escolha dos softwares e atividades mais adequados. Uma avaliação do Guia foi realizada por cinco professores de Espanhol que participaram das fases anteriores do estudo. Todos eles reconheceram que o Guia contribui positivamente para a prática docente e o recomendariam a outros colegas interessados em integrar o ensino de idiomas com acessibilidade.pt_BR
dc.subject.ptbrEnsino de idiomaspt_BR
dc.subject.ptbrTDICspt_BR
dc.subject.ptbrDeficiência visualpt_BR
dc.subject.ptbrAcessibilidadept_BR
dc.subject.enTeaching foreign languagespt_BR
dc.subject.enDICTpt_BR
dc.subject.enVisual impairmentpt_BR
dc.subject.enAccessibilitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/7152233675992894pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1744732999336375pt_BR
local.date.available2024-10-01-
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