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Tipo: Dissertação
Título: Interseccionalidades entre o currículo e a educação para as sexualidades: o documento Curricular Referencial do Ceará em questão
Autor(es): Vieira, José Wilker Moraes
Orientador: Leite, Raquel Crosara Maia
Palavras-chave em português: Alteridade;Dissidências;Análise textual discursiva;Disputas curriculares
Palavras-chave em inglês: Otherness;Dissidences;Discursive textual analysis;Curricular disputes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2024
Citação: VIEIRA, José Wilker Moraes. Interseccionalidades entre o currículo e a educação para as sexualidades: o documento Curricular Referencial do Ceará em questão. 2024. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasdileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar se as interseções entre os aspectos alargados de corpos, sexos, gêneros e sexualidades no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) caracterizam-no como um dispositivo curricular permeado pelo conceito de Educação para as Sexualidades. Ao considerarmos o currículo como um espaço de multiplicidades e disputas, lançamos mão de duas premissas: a primeira refere-se à Educação para as Sexualidades, que busca problematizar e desconstruir discursos e práticas naturalizadas pela sociedade, pautadas em biologicismos, informações sobre anticoncepção e infecções sexualmente transmissíveis (IST) num viés essencialista e universalizante, e que pode se apresentar nos currículos como possibilidade única. A segunda explora os tensionamentos políticos das disputas a partir das demandas constitutivas inerentes às propostas curriculares. Realizamos, a partir dessa ideia, o Estado da Questão (EQ), o que nos permitiu explorar, a partir de 23 trabalhos, as principais discussões, preocupações e bases teóricas dos/das pesquisadores/as no âmbito deste tema de pesquisa no estado atual da ciência, além de fomentar reflexões importantes que impulsionaram o desenvolvimento desta pesquisa. Para alcançar nosso objetivo, nos debruçamos sobre o DCRC a partir de uma análise documental e da realização de entrevistas com duas/dois curriculistas que participaram da elaboração do texto do documento, tratou-se, portanto de uma pesquisa estritamente qualitativa. Os resultados, analisados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD), lançam luz às disputas políticas na construção curricular que se relacionam ao eixo de corpos, sexos, gêneros e sexualidades. Inferimos ainda que, embora houvesse intencionalidades por parte das/os curriculistas para explorar outros conteúdos, estratégias e valores, houve um impedimento pelo contexto histórico-político. Foi possível evidenciar aspectos da Educação para as Sexualidades em todo o corpo do documento, sendo abordada de forma transversal às disciplinas. Consideramos que, apesar das interdições evidenciadas, o DCRC se mostra um documento potencialmente capaz de possibilitar a criação de espaços curriculares alargados na prática pedagógica, ao passo que propõe garantir e recuperar temáticas, propostas, conceitos e elementos considerados essenciais, representando um avanço significativo no campo curricular.
Abstract: The present research aimed to investigate whether the intersections between the extended aspects of bodies, sexes, genders, and sexualities in the Curricular Reference Document of Ceará (DCRC) characterize it as a curricular device permeated by the concept of Education for Sexualities. By considering the curriculum as a space of multiplicities and disputes, we adopted two premises: the first refers to Education for Sexualities, which seeks to problematize and deconstruct discourses and practices naturalized by society, based on biologicisms, information about contraception and sexually transmitted infections (STIs) in an essentialist and universalizing bias, which are presented in the curriculum as the only possibility. The second explores the political tensions of disputes arising from the inherent constitutive demands of the curriculum. From this idea, we conducted a State of the Question (SQ), which allowed us to explore, from 23 studies, the main discussions, concerns, and theoretical bases of researchers in the scope of this research topic in the current state of science, besides fostering important reflections that propelled the development of this research. To achieve our objective, we examined the DCRC through a document analysis and conducted interviews with two curriculum developers who participated in the drafting of the document's text. The results, analyzed through Discursive Textual Analysis (DTA), shed light on the political disputes in curricular construction related to the axis of bodies, sexes, genders, and sexualities. It is also inferred that, although there were intentions on the part of the curriculum developers to explore other contents, strategies, and values, there was an impediment due to the historical-political context. It was possible to identify aspects of Education for Sexualities throughout the document, being addressed transversally across disciplines. It is considered that, despite the evidenced interdictions, the DCRC proves to be a potentially capable document of enabling the creation of extended curricular spaces in pedagogical practice, while proposing to guarantee and recover themes, proposals, concepts, and elements considered essential, representing a significant advance in the curricular field.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78341
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/6222727202635121
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/7669765409761636
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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