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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78326
Tipo: | Dissertação |
Título: | Narrativas de mulheres negras acerca da influência do racismo no processo de avaliação da aprendizagem escolar |
Autor(es): | Souza, Rafaela da Costa |
Orientador: | Viana, Tania Vicente |
Palavras-chave em português: | Avaliação da aprendizagem;Relações de gênero;Raça;Histórias de vida |
Palavras-chave em inglês: | Learning assessment;Gender relations;Race;Life stories |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | SOUZA, Rafaela da Costa. Narrativas de mulheres negras acerca da influência do racismo no processo de avaliação da aprendizagem escolar. 2024. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | Esta dissertação propõe um diálogo entre os estudos que abordam as relações de raça e de gênero e a teoria da avaliação da aprendizagem escolar. Tal articulação contribui para o entendimento de como o processo avaliativo reforça a manutenção de práticas racistas, com implicações, em particular, no desenvolvimento da subjetividade de meninas e jovens negras. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a influência do racismo no processo de avaliação da aprendizagem escolar de alunas negras. Especificamente, pretendemos: 1) determinar os fatores que podem interferir no desempenho escolar de estudantes negras; 2) apresentar o modo como ocorrem as avaliações da aprendizagem desses sujeitos nas escolas brasileiras e 3) verificar a relação entre o racismo e a autopercepção de discentes negras a respeito de suas capacidades cognitivas. Realizamos, então, uma investigação descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, utilizando como procedimentos técnicos a pesquisa narrativa. A respeito dos dados, empregamos o questionário eletrônico e a entrevista narrativa como instrumentos de coleta e adotamos a análise de conteúdo para a interpretação. A amostra foi constituída por 4 mulheres negras, indicadas por pessoas do convívio particular da pesquisadora. Como resultados, identificamos que os principais fatores que afetam o desempenho escolar de alunas negras são: 1) as representações de mulheres negras nos livros didáticos e de literatura; 2) as relações sociais no meio escolar e 3) a ameaça dos estereótipos. As narrativas das participantes, porém, concentraram- se no segundo fator, devido à dificuldade envolvida na percepção de práticas discriminatórias mais sutis. No âmbito das interações sociais, por vezes, o alicerce da relação pedagógica, para alunas negras, é a recusa, que induz à exclusão. Tal perspectiva, que está relacionada às representações sociais dos(as) docentes acerca de estudantes negros(as), interfere no modo como ocorre a avaliação da aprendizagem escolar desse grupo, caracterizada pelo: 1) elogio à tarefa, ao invés da pessoa; 2) uso de critérios avaliativos superficiais e subjetivos; 3) percepção dos erros, em detrimento dos acertos; 4) atribuição de notas mais baixas e 5) críticas à pessoa, no lugar da tarefa. Importa ressaltar que tais aspectos são aplicados de maneira contrária na avaliação de discentes brancos(as). Por fim, verificamos que as memórias de racialização vividas durante a infância/adolescência, na escola, podem interferir nas autopercepções de mulheres negras, na fase adulta, levando-as a não se reconhecerem como inteligentes. Assim, este trabalho provoca uma ruptura no discurso da neutralidade do processo avaliativo e expõe a perversa trama imposta a meninas e jovens negras nas escolas brasileiras. |
Abstract: | This dissertation proposes a dialogue between studies that deal with race and gender relations and the theory of school learning assessment. This articulation contributes to the understanding of how learning assessment strengthens the maintenance of racist practices, with implications, particularly, for the development of the subjectivity of black girls and young black women. In this sense, the main purpose of this research was to analyze the influence of racism in the school learning assessment process of black female students. Specifically, we aimed to: 1) determine the factors that may interfere with the school performance of black female students; 2) present how the learning assessments of these students occur in Brazilian schools and 3) verify the relationship between racism and the self-perception of black female students regarding their cognitive abilities. We then carried out a descriptive and exploratory investigation, with a qualitative approach, using narrative research as technical procedures. Regarding the data, we used the electronic questionnaire and the narrative interview as collection instruments and applied content analysis for interpretation. The sample consisted of 4 black women, nominated by people close to the researcher. As results, we identified that the main factors that affect the school performance of black female students are: 1) the representations of black women in textbooks and literature; 2) social relationships at school and 3) stereotype threat. However, the participants9 narratives focused on the second factor, due to the difficulty involved in perceiving more subtle discriminatory practices. In the context of social interactions, sometimes the foundation of the pedagogical relationship, for black female students, is refusal, which leads to exclusion. This perspective, which is related to teachers9 social representations of black students, affects the way in which the school learning assessment of this group occurs, characterized by: 1) praise for the task, rather than the person; 2) use of superficial and subjective assessment criteria; 3) perception of mistakes, to the detriment of successes; 4) giving lower grades and 5) criticism of the person, rather than the task. It is important to highlight that these aspects are applied in the opposite way in the assessment of white students. Finally, we found that memories of racialization experienced during childhood/adolescence, at school, can interfere with the self-perceptions of black women in adulthood, leading them to not recognize themselves as intelligent. Thus, this study breaks with the discourse of neutrality of learning assessment process and exposes the perverse plot imposed on black girls and young black women in Brazilian schools. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78326 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/2089506045669505 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/8414664745533930 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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