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Tipo: Dissertação
Título: Práticas pedagógicas na perspectiva dos letramentos digitais: uma pesquisa em colaboração com professoras de língua portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Ramos, Andréia Ruth Fortaleza
Orientador: Dieb, Messias Holanda
Palavras-chave em português: Letramentos digitais;Ensino de língua portuguesa;Práticas pedagógicas;Anos iniciais
Palavras-chave em espanhol: Digital literacies;Portuguese language teaching;Pedagogical practices;Initial years
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2024
Citação: RAMOS, Andréia Ruth Fortaleza. Práticas pedagógicas na perspectiva dos letramentos digitais: uma pesquisa em colaboração com professoras de língua portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas na perspectiva dos letramentos digitais revelada pelas professoras de língua portuguesa em ciclos reflexivos de formação, e como objetivos específicos: conhecer as concepções dos professores referentes ao trabalho com letramentos digitais no ensino de língua portuguesa; caracterizar as práticas pedagógicas exercidas pelos professores de língua portuguesa, visando à perspectiva dos letramentos digitais; e analisar as possibilidades apontadas pelos professores em relação às práticas que visem à perspectiva dos letramentos digitais. Desse modo, as bases teóricas do nosso estudo encontram-se em Street (2014), para falarmos sobre letramentos sociais; Kleiman (1995; 2007), ao abordarmos sobre letramentos; Lankshear e Knobel (2007; 2008) e Buzato (2009), sobre letramentos digitais; Buzato (2006), Hissa (2021) e Ribeiro (2016), para falarmos sobre a formação de professores e os letramentos digitais; e, também, Geraldi (2011) e Antunes (2003), para tratarmos sobre o ensino de língua portuguesa em uma perspectiva interacionista. Para a metodologia do nosso estudo, assumimos uma abordagem colaborativa na perspectiva de Desgagné (2007), e os procedimentos utilizados basearam-se em Ibiapina e Ferreira (2003;2005) e Ibiapina (2008;2016). Desse modo, nossa metodologia consistiu em convidar as professoras de língua portuguesa a se unirem a nós em um processo de reflexão sobre suas práticas pedagógicas realizadas na perspectiva dos letramentos digitais, com o objetivo de produzirmos conhecimento sobre a ação docente. Os resultados encontrados nos mostram que as concepções de linguagem e ensino de língua portuguesa das professoras influenciam na construção e realização de práticas pedagógicas na perspectiva dos letramentos digitas. Constatamos também que os livros didáticos têm grande influência sobre as práticas pedagógicas, pois ocupam a maior parte do tempo, como também verificamos que eles oferecem pouquíssimas propostas para o trabalho com letramentos digitais. Desse modo, as práticas pedagógicas de ensino de língua portuguesa que visam à perspectiva dos letramentos digitais também são poucas. As professoras também revelaram a grande dificuldade em planejar e executar práticas na perspectiva dos letramentos digitais, pois a formação de professores não oferece subsídios teóricos e nem práticos para a construção dessas práticas. Além desses resultados, por meio dos ciclos reflexivos, as docentes conseguiram apontar possibilidades relacionadas à ampliação de suas práticas na perspectiva dos letramentos digitais, identificar possibilidades dentro do seu contexto que podem ser uma alternativa às dificuldades encontradas para o trabalho com letramentos digitais, como também lançar perspectivas quanto a possibilidades mais amplas, as quais não dependem do contexto escolar para acontecerem, mas que são necessárias para a garantia a longo prazo da realização de práticas pedagógicas de ensino de língua portuguesa na perspectiva dos letramentos digitais. E, por fim, a abordagem colaborativa de pesquisa oportunizou às professoras um espaço de estudo e reflexão sobre o seu fazer docente, possibilitando que estas passassem a conhecer o conceito de letramentos digitais, ampliando suas concepções sobre o trabalho com esse letramento no ensino de língua portuguesa. Ademais, foi possível perceber possibilidades para a realização do trabalho com letramentos digitais no ensino de língua portuguesa.
Abstract: This study as a general objective aimed to analyze the pedagogical practices from the perspective of digital literacy revealed by Portuguese language teachers in reflective training cycles, and as with specific objectives: to understand teachers' understandings regarding working with digital literacy in teaching Portuguese language; characterize the pedagogical practices carried out by Portuguese language teachers, changing the perspective of digital literacy; and analyze the proposals highlighted by teachers concerning practices aimed at the perspective of digital literacy. Hence, the theoretical bases of our study can be found in Street (2014), in order to talk about social literacies; Kleiman (1995; 2007), when discussing literacy; Lankshear and Knobel (2007; 2008) and Buzato (2009), on digital literacies; Buzato (2006), Hissa (2021) and Ribeiro (2016), in order to talk about teacher training and digital literacy; and also Geraldi (2011) and Antunes (2003), in order to discuss Portuguese language teaching from an interactionist perspective. For the methodology of our study, we took over a collaborative approach from the perspective of Desgagné (2007), and the procedures used were based on Ibiapina and Ferreira (2003;2005) and Ibiapina (2008;2016). Therefore, our methodology consisted of inviting Portuguese language teachers to join us in a process of reflection on their pedagogical practices carried out from the perspective of digital literacy, with the aim of producing knowledge about teaching action. The results found show us that the teachers' understandings of language and Portuguese language teaching influence the elaboration and achievement of pedagogical practices from the perspective of digital literacy. We also figured out that the textbooks have a great influence on pedagogical practices, as they take up most of the time, and we also found that they offer very few proposals for working with digital literacies. In this way, pedagogical practices for teaching the Portuguese language which aim at the perspective of digital literacy are also few. The teachers also revealed the great difficulty in planning and executing practices from the perspective of digital literacy, as teacher training does not offer theoretical or practical support for the construction of these practices. Besides these results, through reflective cycles, the teachers were able to point out possibilities related to expanding their practices from the perspective of digital literacies, identify possibilities within their context that can be an alternative to the difficulties encountered when working with digital literacies, as well as launch perspectives regarding broader possibilities, which do not depend on the school context to occur, but which are necessary to guarantee the long-term implementation of pedagogical practices for teaching the Portuguese language from the perspective of digital literacy. And, finally, the collaborative research approach provided teachers with a space to study and reflect on their teaching, enabling them to become familiar with the concept of digital literacy, expanding their conceptions of working with this literacy in language teaching. Portuguese. Furthermore, it was possible to perceive possibilities for carrying out work with digital literacy in Portuguese language teaching.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78298
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/6505650240026524
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4729675669995125
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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