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Tipo: Dissertação
Título : Sala de aula invertida para o letramento digital de alunos de graduação em Direito
Autor : Araujo, Karyne Machado de
Tutor: Barros Filho, Edgar Marçal de
Co-asesor: Andrade, Francisco Ari de
Palabras clave en portugués brasileño: Graduação em direito;Letramento digital;Sala de aula invertida;Videoaulas;Guia didático
Palabras clave en inglés: Degree in law;Digital literacy;Flipped classroom;Video classes;Didactic guide
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Fecha de publicación : 2023
Citación : ARAUJO, Karyne Machado de. Sala de aula invertida para o letramento digital de alunos de graduação em Direito. 2024. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Educacional)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: Vive-se o início do século XXI, também conhecido como marco da Revolução Tecnológica, por muitos comparada à Revolução Industrial, dado a importância das transformações proporcionadas pelas tecnologias da informação e comunicação, nos âmbitos nacional e mundial. Consequentemente, a ciência do Direito e a práxis jurídica estão passando por uma profunda evolução, retrato das relevantes alterações da vida em sociedade, oriundas da disseminação massiva do uso de diversos artefatos tecnológicos. Em 2018 e em 2021, por meio das Resoluções 5/2018 e 2/2021, do Ministério da Educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos superiores em Direito, foram modificadas. Foram inseridos, o Letramento Digital e a formação em Direito Digital. O ensino-aprendizagem do letramento digital tem um forte apelo tecnológico. Portanto, o uso de metodologias ativas de ensino, dentre as quais destaca-se a sala de aula invertida, apresenta-se como uma estratégia adequada para a transmissão desses novos conhecimentos. O presente estudo embasou-se no processo de criação de aulas invertidas para o ensino superior, definido por Robert Talbert na obra intitulada “Guia para Utilização da Aprendizagem Invertida no Ensino Superior”, e apresentou uma proposta de construção e aplicação de aulas para letramento digital de acadêmicos em Direito por meio do uso da sala de aula invertida. A perquirição foi construída por meio de pesquisa qualitativa, exploratória e de campo. Contemplou estudos sobre letramento digital, metodologias ativas, Advocacia 4.0 e Justiça 4.0; pesquisa sobre os temas tecnológicos abordados no experimento; criação das aulas e a produção de videoaulas; e realização do curso “Letramento Digital para Acadêmicos em Direito”, ministrado para alunos da disciplina de Direito Ambiental do curso de bacharelado em Direito, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os resultados obtidos com a validação do processo utilizado evidenciaram que o uso da sala de aula invertida para o letramento digital de acadêmicos em Direito pode reduzir o déficit de conhecimento tecnológico dos futuros causídicos e melhor prepará-los para o mercado de trabalho hodierno. Ademais, o trabalho resultou na concepção de guia didático intitulado “Um Guia para Uso da Sala de Aula Invertida no Letramento Digital de Alunos de Graduação em Direito”, para auxiliar professores na preparação e aplicação das aulas.
Abstract: We are living at the beginning of the 21st century, also known as the milestone of the Technological Revolution, compared by many to the Industrial Revolution, given the importance of the transformations brought about by information and communication technologies, at national and global levels. Consequently, the science of Law and legal praxis are undergoing a profound evolution, a portrait of the relevant changes in life in society, arising from the massive dissemination of the use of various technological artifacts. In 2018 and 2021, through resolutions 5/2018 and 2/2021 of the Ministry of Education, the National Curricular Guidelines for higher education courses in Law were modified. Digital literacy and training in Digital Law were included. The teaching-learning of digital literacy has a strong technological appeal. Therefore, the use of active teaching methodologies, among which the flipped classroom stands out, presents itself as an appropriate strategy for transmitting this new knowledge. The present study was based on the process of creating flipped classes for higher education, defined by Robert Talbert in the work entitled “Guide for the Use of Flipped Learning in Higher Education”, and presented a proposal for the construction and application of classes for digital literacy of Law academics through the use of the flipped classroom. The inquiry was constructed through qualitative, exploratory and field research. It included studies on digital literacy, active methodologies, Advocacy 4.0 and Justice 4.0; research on the technological topics covered in the experiment; creation of classes and production of video classes; and carrying out the course “Digital Literacy for Law Students”, taught to students of the Environmental Law discipline of the Bachelor's degree in Law, at the Faculty of Law of the Federal University of Ceará (UFC). The results obtained with the validation of the process used showed that the use of the flipped classroom for the digital literacy of Law academics can reduce the technological knowledge deficit of future lawyers and better prepare them for today's job market. Furthermore, the work resulted in the design of a teaching guide entitled “A Guide for Using the Flipped Classroom in Digital Literacy for Undergraduate Law Students”, to assist teachers in the preparation and implementation of classes.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78277
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/8909094724574075
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0001-5037-2724
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/1015882558876646
ORCID del co-asesor: https://orcid.org/0000-0002-3028-9867
Lattes del co-asesor: http://lattes.cnpq.br/4884549948869079
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGTE - Dissertações defendidas na UFC

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