Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78261
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFernandes, Ana Carla Sabino-
dc.contributor.authorFerreira, Rodrigo Sousa-
dc.date.accessioned2024-09-23T18:30:17Z-
dc.date.available2024-09-23T18:30:17Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationFERREIRA, Rodrigo Sousa. O ensino de história local no ensino médio como estratégia de educação histórica: mapas afetivos e uso de fontes históricas. 2024. 136 f. Dissertação (Mestrado em História) - Mestrado Profissional em Ensino de História, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78261-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO ensino de história local no ensino médio como estratégia de educação histórica: mapas afetivos e uso de fontes históricaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO fazer pedagógico dos professores de História na Educação Básica é marcado por desafios constantes. Nesse cenário, surgem também inovações docentes que buscam diversificar as metodologias, visando o engajamento dos alunos em um processo de ensino-aprendizagem que articule o cotidiano, o conhecimento histórico e os saberes dos discentes. Nesse contexto, o ensino de história local se configura como uma potente estratégia pedagógica para auxiliar na construção e no desenvolvimento de uma consciência histórica entre os estudantes da Educação Básica. Este trabalho propõe uma reflexão sobre o lugar a partir das experiências dos alunos de uma escola de ensino médio em Jijoca de Jericoacoara, município localizado no litoral norte do Ceará. Internacionalmente conhecido em função do turismo comercial, Jericoacoara é frequentemente representada como um paraíso primitivo, explorando suas belezas naturais como produto atrativo aos turistas. Através da análise de fontes históricas jornalísticas em sala de aula, utilizando conceitos elementares da historiografia, buscamos relacionar as representações do passado às memórias dos estudantes, familiares e moradores nativos de Jericoacoara. O objetivo é analisar o município sob uma ótica que se afaste da visão exótica, pitoresca e artificialmente forjada pela publicidade turística. As experiências relatadas neste trabalho também contaram com produções discentes, como os mapas afetivos. Estas representações cartográficas mobilizam afetos, lembranças, memórias familiares e a criatividade dos estudantes na reflexão sobre o passado de suas vidas, entrelaçando-o com o passado do lugar que moldou suas vivênciaspt_BR
dc.description.abstract-esEl hacer pedagógico de los profesores de Historia en la Educación Básica es notable por retos empeñosos. En el escenario también surgen innovaciones pedagógicas que buscan diversidad en las metodologías, reconociendo el envolvimiento de los alumnos en los procesos de enseñanza y aprendizaje que aporte para su vida diaria, el conocimiento histórico como también los del aprendizaje. En ese contexto, la enseñanza de Historia del hogar estructura como un fuerte modelo estratégico pedagógico para agregar en la construcción y desarrollo de una conciencia histórica entre los estudiantes de la Educación Básica. Esta investigación propone un reflexión sobre el hogar a partir de las experiencias de los alumnos de una escuela de enseñanza secundaria en Jijoca de Jericoacoara, condado localizado en el litoral norte del Ceará. Internacionalmente conocido en función del turismo comercial, Jericoacoara es frecuentemente representada como un paraíso antiguo, explorado por sus bellezas naturales como producto atractivo a los visitantes. Através del análisis de fuentes históricas, periodísticas en el aula, utilizando conceptos esenciales de la historiografía, buscamos relacionar las representaciones del pasado a los recuerdos de los estudiantes, familiares y los poblados nativos de Jericoacoara. El objetivo es analizar el condado sob una mirada alejándose de la visión rara, peculiar y artificiosamente burlado por la publicidad turística. Las experiencias reseñadas en ese trabajo también tuvo aportes de los estudiantes, como producciones y mapas afectivos. Estas representaciones cartográficas movilizan afectos, recuerdos y la creatividad de los alumnos en la reflexión sobre el pasado de sus vidas, envolviéndolos con el hogar que moldeó sus experiencias de vidapt_BR
dc.title.enTeaching local history in high school as a historical education strategy: affective maps and use of historical sourcespt_BR
dc.subject.ptbrHistória localpt_BR
dc.subject.ptbrFontes históricaspt_BR
dc.subject.ptbrMapas afetivospt_BR
dc.subject.esHistoria localpt_BR
dc.subject.esFuentes históricaspt_BR
dc.subject.esMapas afectivospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/8180611356371853pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8372345646588483pt_BR
local.date.available2024-09-23-
Aparece nas coleções:PROFHISTÓRIA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_rsferreira.pdf3,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.