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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78258
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Silva, Jailson Pereira da | - |
dc.contributor.author | Alves, Sávyo Enrico Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-23T17:47:50Z | - |
dc.date.available | 2024-09-23T17:47:50Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Sávyo Enrico Rodrigues. Em defesa da história ensinada: usos e abusos dos jogos no ensino de História. 2024. 121 f. Dissertação (Mestrado em História) - Mestrado Profissional em Ensino de História, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78258 | - |
dc.description.abstract | This work seeks to address the use of games in teaching history. To this end, we seek to reflect on the uses and abuses of playfulness in education. roblematizing education marketing practices, which elevate games to the status of panacea (lifeline) of contemporary education and the confusion of concepts such as gamification. These aspects come from a neoliberal/capitalist education proposal. On the other hand, we try to propose theoretical-ethodological discussions, with the aim of contributing to the production of alternatives for using games in teaching history, having as a perspective a critical understanding of history. To exemplify the points discussed in the research, we specify our analysis in the European medieval period. Where we analyze the games Clash Royale (2016) and The Witcher (2015), aiming to observe how such media reproduce the past in their narratives and game systems (mechanics). We also examined the games Carcassonne (2000) and Bingo Illuminated from the Middle Ages (2023), which, like the previous ones, address medieval Europe. However, these games were chosen for practical workshops, applied - through the methodological precepts of historical ducation - with teachers and students from public and private basic education networks. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Em defesa da história ensinada: usos e abusos dos jogos no ensino de História | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho abordar a utilização dos jogos no Ensino de História. Para tal, buscamos refletir sobre os usos e abusos da ludicidade na educação. Problematizando práticas de mercadologização da educação, que elevam os jogos à condição de panaceia, uma espécie de tábua de salvação, remédio para todos os males do ensino. Esse olhar idealizado dos jogos em sua relação com o ensino é um dos processos responsáveis por gerar a confusão de conceitos como o de gamificação e ludicidade. Para nós, essas confusões não se dão por acaso. Estão, ao contrário, associadas a uma proposta neoliberal de entendimento da Educação. Por outro lado, tentamos propor discussões teórico-metodológicas com o intuito de contribuir na produção de alternativas de utilização de jogos no Ensino de História, tendo como perspectiva uma compreensão crítica da História. Para exemplificar os pontos discutidos na pesquisa, especificamos nossa análise no período medieval europeu. Analisamos os jogos Clash Royale (2016) e The Witcher (2015), tendo como objetivo observar como tais mídias reproduzem o passado em suas narrativas e sistemas de jogo (mecânicas). Examinamos também os jogos Carcassonne (2000) e o Bingo Iluminado da Idade Média (2023), que, bem como os anteriores, abordam o medievo europeu. Além disso, esses jogos foram escolhidos para as oficinas práticas, aplicadas - através dos preceitos metodológicos da educação histórica - com professores e estudantes das redes públicas e privadas de ensino básico. Ao fim do trabalho, propomos modos de uso de jogos em salas de aula no Ensino da História. | pt_BR |
dc.title.en | In defense of taught history: uses and abuses of games in history teaching | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Gamificação | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject.ptbr | História crítica | pt_BR |
dc.subject.en | History teaching | pt_BR |
dc.subject.en | Games studies | pt_BR |
dc.subject.en | Playfulness | pt_BR |
dc.subject.en | Critical history | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/6778117655347063 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/1313713301411205 | pt_BR |
local.date.available | 2024-09-23 | - |
Aparece nas coleções: | PROFHISTÓRIA - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2024_dis_seralves.pdf | 4,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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