Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78257
Tipo: Tese
Título: A ficcionalização da Revolta dos Malês em cinco romances brasileiros
Autor(es): Carvalho, Mariana Antônia Santiago
Orientador: Brunello, Yuri
Palavras-chave em português: Literatura brasileira;Autoria negro-brasileira;Revolta dos Malês;Romance histórico;Movimento sankofa
Palavras-chave em inglês: Brazilian literature;Afro-Brazilian authorship;Malê Revolt;Historical novel;Sankofa movement
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Data do documento: 2024
Citação: CARVALHO, Mariana Antônia Santiago. A ficcionalização da Revolta dos Malês em cinco romances brasileiros. Orientador: Yuri Brunello. 2024. 160 f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: Esta tese se debruça sobre o tema a partir de lacunas e emergências: propõe-se a ser um estudo comparativo de cinco obras de autores brasileiros sobre o levante malê, insurreição negra em 1835, na cidade de Salvador-BA. Esse movimento libertário, ocorrido no período regencial, foi um marco dentro do escopo de ações lideradas por negros contra a escravidão. Dado seu caráter de libertação coletiva, combinado com o pressuposto religioso, a Revolta dos Malês, termo mais corriqueiro ao se referir ao episódio, foi uma das grandes articulações de grupos escravizados na história brasileira. A ficcionalização, ponte entre o passado e o presente, tece um diálogo vibrante entre a realidade histórica e a imaginação criativa. Por meio da recombinação lúdica de elementos documentados, autores constroem novas narrativas que revisitam e reinterpretam eventos históricos. Assim, os atores da revolta, outrora confinados aos registros frios dos arquivos, ganham voz e humanidade, permitindo que o público explore as nuances e os significados mais profundos daquele momento crucial na história. São analisadas as seguintes obras: Malês: a insurreição das senzalas (1933), de Pedro Calmon; A Noite dos Cristais (1999), de Luís Fulano de Tal; Um Defeito de Cor (2007), de Ana Maria Gonçalves; Sobre as Vitórias que a História não Conta (2016), de André Luís Soares; e, Sina Traçada (2016), de Custódia Wolney. Dentre as abordagens deste estudo estão a inserção de personagens reais nos romances históricos pelo viés da política da representação (Kilomba, 2020; hooks, 2019), a busca da identidade nacional por meio da memória (Cuti, 2009) e o racismo científico retratado na crítica literária brasileira (Santos, 2015). Partindo de uma metodologia de pesquisa bibliográfica, os historiadores João José Reis (2003) e Joel Rufino (2013) nos auxiliam nos pormenores históricos em que o movimento está envolto; Conceição Evaristo (2009), Cuti (2010), Ella Shohat e Robert Stam (2006), Fernanda Miranda (2019) ajudam nos pressupostos sobre a autoria negrobrasileira como produtora de um discurso político, social e histórico por suas narrativas. Dessa forma, almeja-se contribuir para os estudos da literatura negro-brasileira a respeito do processo de humanização de personagens negros e fomentar novas pesquisas a respeito dos malês em nossa literatura.
Abstract: This doctoral thesis investigates its theme from interstices and emergent contingencies. It proposes a comparative of five oeuvres of Brazilian authors about the Malê revolt, an insurrection of black people in 1835, in the city of Salvador-BA, Brazil. Taking place during the Brazilian regency period, this freedom movement was a landmark within the scope of actions led by black people against slavery. Given its nature of colective freedom, combined with a religious premisez, the Malê revolt (the term most commonly used to refer to this event) was one the great articulation of enslaved grupos in Brazilian history. Since fictionalization is a bridge between past and present, it weaves a vibrant diaologue between historical reality and creative imagination. Through the ludic recombination of documented elements, authors build mnew narratives that revisit and reinterpret historical events. In this way, authors who would otherwise be confined to the cold register of archives gain humanity and a voice, allowing the public to explore the deeper nuances and meanings of that crucial historical moment. The analysed works are: Malês: a insurreição das senzalas (1933), by Pedro Calmon; A Noite dos Cristais (1999), by Luís Fulano de Tal; Um Defeito de Cor (2007), by Ana Maria Gonçalves; Sobre as Vitórias que a História não Conta (2016), by André Luís Soares; and, Sina Traçada (2016), by Custódia Wolney. Amongst the approaches of this study, there is the insertion of real characters in historical romance through the vantage points of political representation (Kilomba, 2020; hooks, 2019), the search for national identity through memory (Cuti, 2009), and the scientific recism depicted in Brazilian literary criticism (Santos, 2015). By means of a bibliographic research, the historians João José Reis (2003) and Joel Rufino (2013) help us with the historical fine details that surronds the Malê revolt. Also, Conceição Evaristo (2009), Cuti (2010), Ella Shohat & Robert Stam (2006), and Fernanda Miranda (2019) help us with the premisses regarding Brazilian black authorship as a producer of political, social and historical discourse through its narratives. In this way, it is aimed to contribute to the studies of Afro-Brazilian literature regarding the process of humanization of Black characters and to foster new research on the Malês in our literature.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78257
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0002-4183-8964
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/4206101271130707
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0001-9452-4224
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/7322234923134629
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGLE - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tese_mascarvalho.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.