Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78229
Tipo: | TCC |
Título: | Aplicação de técnicas de programação linear inteira para alocação de professores e disciplinas na Universidade Federal do Ceará - Campus Russas |
Título em inglês: | Application of integer linear programming techniques for the allocation of teachers and subjects at the Federal University of Ceará - Campus Russas |
Autor(es): | Lima, André Vinícius Santos de |
Orientador: | Figueiredo, Tatiane Fernandes |
Palavras-chave em português: | alocação de aulas;programação linear;universidade;cronograma |
Palavras-chave em inglês: | classes allocation;linear programming;university;schedule |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | LIMA, André Vinícius Santos de. Aplicação de técnicas de programação linear inteira para alocação de professores e disciplinas na Universidade Federal do Ceará - Campus Russas. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia de Software) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2022. |
Resumo: | A cada semestre, os coordenadores da Universidade Federal do Ceará - Campus Russas precisam alocar seus docentes para as disciplinas de cada curso de graduação. Para isso, os coordenadores devem levar em consideração os dias e horários das disciplinas e algumas outras restrições. A cada semestre, os coordenadores da Universidade Federal do Ceará - Campus Russas enfrentam o desafio de alocar seus docentes para as disciplinas de cada curso de graduação. Esse processo de alocação exige uma análise cuidadosa dos dias e horários das disciplinas, além de outras restrições importantes, como a carga horária dos docentes, suas áreas de especialização e as preferências individuais. Considerando a complexidade dessa tarefa, este trabalho propõe um modelo de Programação Linear Inteira (PLI) como solução para otimizar o processo de alocação. A utilização desse modelo permite lidar de forma eficiente com as diversas variáveis envolvidas, garantindo que as disciplinas sejam distribuídas de maneira equilibrada e atendendo às necessidades institucionais. Os resultados obtidos por meio de testes computacionais indicam que é possível resolver a alocação de forma ótima em um curto espaço de tempo, o facilitando a tarefa de alocação e mantendo a satisfação dos docentes envolvidos no processo. |
Abstract: | Each semester, the coordinators at the Federal University of Ceará - Russas Campus face the challenge of assigning their faculty members to the courses offered in each undergraduate program. This allocation process requires careful analysis of the days and times of the courses, as well as other important constraints, such as the faculty members’ workloads, areas of expertise, and individual preferences. Given the complexity of this task, this work proposes an Integer Linear Programming (ILP) model as a solution to optimize the allocation process. The use of this model allows for efficient management of the various variables involved, ensuring that courses are distributed in a balanced manner and that institutional needs are met. The results obtained through computational tests indicate that it is possible to solve the allocation optimally in a short period of time, facilitating the allocation task and maintaining the satisfaction of the faculty members involved in the process. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78229 |
ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0009-0004-1009-9099 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/6566524301940030 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0001-9992-792X |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/4390042021035867 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_avslima.pdf | 455,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.