Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78145
Type: | Dissertação |
Title: | Uma proposta de curadoria para a avaliação e seleção de recursos educacionais digitais por professores do ensino fundamental |
Authors: | Lima, Cintia Arruda |
Advisor: | Castro Filho, José Aires de |
Co-advisor: | Souza, Maria de Fátima Costa de |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Recursos educacionais digitais;Repositórios educacionais digitais;Formação de professores;Curadoria digital |
Keywords in English : | Digital educational resources;Digital educational repositories;Teacher training;Digital curation |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Issue Date: | 2024 |
Citation: | LIMA, Cintia Arruda. Uma proposta de curadoria para a avaliação e seleção de recursos educacionais digitais por professores do ensino fundamental. 2024. 73 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Educacional) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A crescente demanda quanto ao uso das tecnologias nos mais diversos cenários, abre inúmeras possibilidades, sobretudo no âmbito educacional. Nesse contexto, surgem os Recursos Educacionais Digitais (RED), materiais digitais em diversos tipos e formatos que podem ser empregados no contexto escolar. Com o crescente número de RED disponíveis, torna-se necessário conhecer também a qualidade e as potencialidades pedagógicas inerentes aos recursos digitais por meio de um processo de categorização conhecido como Curadoria Digital (CD), sendo esta, para fins didáticos. Desse modo, o presente estudo desenvolveu um Guia de Curadoria Digital (GCD), por meio de uma proposta de curadoria, com parâmetros de busca, avaliação e seleção de RED para o Ensino Fundamental incorporado ao Repositório e Referatório Athena. A proposta foi validada por um grupo de 4 professores de Matemática do ensino fundamental e uma monitora de laboratório de informática em uma escola pública no município de Fortaleza–CE. A pesquisa foi de natureza exploratória e usou uma abordagem multirreferencial, por meio de uma análise qualitativa. As ações metodológicas foram distribuídas em três etapas: 1) A elaboração de uma proposta de Curadoria Digital (CD), para fins didáticos presentes na literatura; 2) Validação do modelo de curadoria digital por professores do ensino fundamental e 3) Desenvolvimento de um Guia de Curadoria Digital (GCD) que foi incorporado ao Repositório Athena. Os resultados apontam para uma boa aceitação da proposta pelos professores, que indicaram a facilidade de uso e a importância dos parâmetros da proposta de curadoria para a seleção e avaliação de RED. A disponibilização do GCD permitirá que a proposta seja usada por um número maior de professores e contribua para um aumento no uso de RED na prática pedagógica de professores. |
Abstract: | The growing demand for the use of technologies in the most diverse scenarios opens countless possibilities, especially in the educational field. In this context, Digital Educational Resources (RED) emerge, digital materials in different types and formats that can be used in the school context. With the growing number of RED available, it is also necessary to know the quality and pedagogical potential inherent to digital resources through a categorization process known as Digital Curation (CD), which is for teaching purposes. Thus, the present study developed a Digital Curation Guide (GCD), through a curation proposal, with search, evaluation and selection parameters for RED for Elementary Education incorporated into the Athena Repository and Referatory. The proposal was validated by a group of 4 elementary school Mathematics teachers and a computer laboratory assistant in a public school in the city of Fortaleza – CE. The research was exploratory in nature and used a multi-referential approach, through qualitative analysis. The methodological actions were distributed in three stages: 1) The elaboration of a Digital Curation (CD) proposal, for teaching purposes present in the literature; 2) Validation of the digital curation model by elementary school teachers and 3) Development of a Digital Curation Guide (GCD) that was incorporated into the Athena Repository. The results point to good acceptance of the proposal by teachers, who indicated the ease of use and the importance of the parameters of the curation proposal for the selection and evaluation of RED. The availability of the GCD will allow the proposal to be used by a greater number of teachers and contribute to an increase in the use of RED in teachers' pedagogical practice. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78145 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/4402513542672137 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/1001172700194924 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGTE - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_calima .pdf | 2,37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.