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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78124
Tipo: | TCC |
Título : | Por uma comunicação acessível: uma pesquisa-ação com estudantes do curso de jornalismo da UFC |
Autor : | Machado, Rodrigo Gomes |
Tutor: | Braga, Robson da Silva |
Palabras clave en portugués brasileño: | Acessibilidade;Pesquisa-ação;Público PcD;Formação profissional;Jornalismo |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | MACHADO, Rodrigo Gomes. Por uma comunicação acessível: uma pesquisa-ação com estudantes do curso de jornalismo da UFC. 2023. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como tema a interface entre acessibilidade e produção laboratorial jornalística em um contexto formativo e teve por objetivo contribuir, por meio de pesquisa-ação (THIOLLENT, 2007), com uma análise junto a processo de fomento da interface entre acessibilidade e produção laboratorial com a elaboração de um especial multimídia online acessível a um público PcD (pessoas com deficiência), desenvolvido por estudantes da disciplina de Laboratório de Jornalismo I, do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ao longo da disciplina, realizada no semestre de 2023.1, o pesquisador (concludente do curso de Jornalismo da UFC) interagiu com o conteúdo programático, com as duas professoras e com os 28 estudantes matriculados por meio dos seguintes procedimentos metodológicos: a) aplicação de questionário exploratório com os estudantes (etapa quanti-quali diagnóstica); b) seminários para debater comunicação e acessibilidade e planejamento da disciplina (SASSAKI, 2009; WERNECK, 2020, 2022; BONITO, 2016; THIOLLENT, 2007); c) reunião de pauta especial; d) plantões para debater a elaboração dos conteúdos acessíveis; e) orientação das implementações; f) e entrevista com estudantes e professoras (etapa final avaliativa). Como produto final, os estudantes confeccionaram produtos para o especial “Envelhe.Ser”, refletindo sobre questões ligadas à terceira idade, que se utilizou das seguintes ferramentas como modo de tornar o produto acessível a pessoas com deficiências sensoriais (visual e auditiva): a) ferramentas de acessibilidade do Wix; b) audiodescrição; c) legendagem; d) transcrição de áudio; e) e janela de Libras com avatar 3D. Como resultados da pesquisa, destaca-se a feitura de seis produções analisadas que contemplam os formatos: Texto Web; Imagem Estática; Audiovisual; Sonoro (Podcast); e Materiais Interativos. Além disso, vale pontuar a conscientização e sensibilização por parte dos participantes em relação à causa PcD e à importância da função do comunicador na promoção da acessibilidade comunicativa. Concluindo, o processo de pesquisa-ação e os produtos comunicacionais acessíveis frutos dessa experiência mostraram a força de se conciliar a prática laboratorial de jornalismo com a acessibilidade comunicativa, o que só enriquece as produções e contribui para uma comunicação cidadã e inclusiva. |
Abstract: | This graduation work has as its theme the interface between accessibility and journalistic laboratory production in a training context and aims to contribute, through action research (THIOLLENT, 2007), with an analysis along the development process of the interface between accessibility and laboratory production with the creation of an online multimedia large reportage accessible to the Disabled public, developed by students of the Journalism Laboratory I course, of the Journalism program at the Federal University of Ceará (UFC). Throughout the course, held in the semester of 2023.1, the researcher (graduate student of Journalism at UFC) interacted with the program content, with the two teachers and with the 28 students enrolled through the following methodological procedures: a) application of an exploratory questionnaire with students (quantitative and qualitative diagnostic stage); b) seminars to discuss communication and accessibility and discipline planning (SASSAKI, 2009; WERNECK, 2020, 2022; BONITO, 2016; THIOLLENT, 2007); c) special agenda meeting; d) shifts to discuss the creation of accessible content; e) implementation guidance; f) and interview with students and teachers (final evaluation stage). As a final product, the students made products for the multimedia large reportage “Envelhe.Ser”, reflecting on issues related to the elderly, which used the following tools as a way of making the product accessible to people with sensory disabilities (visual and hearing): a) wix accessibility tools; b) audio description; c) subtitling; d) audio transcription; e) and Libras window with 3D avatar. As a result of the research, we highlight the creation of six analyzed productions that include the following formats: Web Text; Static Image; Audio-visual; Sound (Podcast); and Interactive Materials. Furthermore, it is worth highlighting the awareness and sensitization on the part of participants regarding the Persons with disabilities (PwD) cause and the importance of the communicator's role in promoting communicative accessibility. In conclusion, the action research process and the accessible communication products resulting from this experience showed the strength of reconciling the laboratory practice of journalism with communicative accessibility, which only enriches the productions and contributes to civic and inclusive communication. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78124 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/5953521832874587 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/3198424405274807 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | JORNALISMO - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2023_tcc_rgmachado.pdf | 2,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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