Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78098
Tipo: TCC
Título : A percepção de estudantes universitários de Educação Física, sobre o estagio curricular supervisionado em esportes, em um clube de futebol profissional do Ceará
Título en inglés: The perception of Physical Education undergraduates about the supervised curricular internship in sports at a professional soccer club in Ceará
Autor : Soares, Samuel da Costa
Tutor: Balzano, Otávio Nogueira
Palabras clave en portugués brasileño: Estágio Curricular Supervisionado;Estágio em Esportes;Educação Física
Palabras clave en inglés: Supervised Curricular Internship;Sports Internship;Physical Education
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Fecha de publicación : 2023
Citación : SOARES, Samuel da Costa. A percepção de estudantes universitários de Educação Física, sobre o estagio curricular supervisionado em esportes, em um clube de futebol profissional do Ceará. 2024. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: O período de formação do curso de Educação Física (EF) é repleto de desafios, desde a passagem com excelência por todas as disciplinas ofertadas, até os primeiros contatos com o campo de atuação. Nosso trabalho tem como objetivo principal analisar na percepção dos estudantes universitários de Educação Física - bacharelado, o estágio curricular supervisionado em esportes, e um clube de futebol profissional do Ceará. O presente estudo é caracterizado por ser uma pesquisa do tipo qualitativo, descritivo e exploratória. O local de realização do estágio foi no Centro de Treinamento do Ceará S.C., na sede de Porangabussu. Os participantes da pesquisa, foram os alunos do curso de EF no bacharelado que realizaram o estágio supervisionado em esportes, dentro do Projeto Futebol Total, no Centro de treinamento do Ceará S.C., em Porangabussu. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário com questões abertas. Para o tratamento dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Foram encontrados os seguintes resultados: Todos os alunos perceberam contribuições advindas do Estágio Supervisionado em Esportes no clube Ceará Sporting Club; em contradição com outros trabalhos da literatura pesquisada, todos os participantes relataram sobre contribuições do Estágio Supervisionado em Esportes; foram obtidas respostas acerca da ferramenta do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, visando facilitar os processos de cadastramento de estágio obrigatório e não-obrigatório; um maior número de visitas ao local, por parte do professor orientador do estágio também foi relatado; o estágio forneceu aos estudantes um maior conhecimento sobre a área e suas possibilidades de intervenção profissional; a necessidade de um maior período de estágio também foi um ponto levantado; os participantes da pesquisa relataram que foi possível perceber a relação entre teoria e prática no estágio; o projeto Futebol Total (PFT), teve grande contribuição para o sucesso do Estágio Supervisionado em Esportes. Como conclusão caracterizamos o Estágio Curricular Supervisionado (ECS), e mais especificamente o Estágio Supervisionado em Esportes (ESE), como ferramenta imprescindível na formação profissional do estudante de Educação Física, já que por meio dele o estudante terá um contato direto com a sua área de atuação e o vislumbre das possibilidades de trabalho.
Abstract: The Physical Education (PE) course is full of challenges, from passing all the subjects offered with excellence to the first contacts with the field of activity. The main objective of our study is to analyze the perception of undergraduate Physical Education students of the supervised curricular internship in sports and a professional soccer club in Ceará. This is a qualitative, descriptive, and exploratory study. The location of the internship was the Ceará S.C. Training Center in Porangabussu. The participants in the research were students on the bachelor's degree PE course who did their supervised internship in sports, within the Total Football Project, at the Ceará S.C. training center in Porangabussu. A questionnaire with open questions was used to collect the data. Bardin's (2011) content analysis technique was used to process the data. The following results were found: All the students perceived contributions coming from the Supervised Internship in Sports at the Ceará Sporting Club club; in contradiction to other works in the literature researched, all the participants reported on contributions from the Supervised Internship in Sports; responses were obtained about the Integrated Academic Activities Management System tool, aimed at facilitating the processes of registering compulsory and non-compulsory internships; a greater number of visits to the site by the internship supervisor was also reported; the internship provided students with greater knowledge of the area and its possibilities for professional intervention; the need for a longer internship period was also a point raised; the participants in the survey reported that it was possible to see the relationship between theory and practice in the internship; the Total Football Project (TFP) was also reported, had a major contribution to the success of the Supervised Internship in Sports. In conclusion, we characterize the Supervised Curricular Internship (ECS), and more specifically the Supervised Internship in Sports (ESE), as an essential tool in the professional training of Physical Education students, since through it the student will have direct contact with their area of activity and a glimpse of the possibilities of work.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78098
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/7639692059121512
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_tcc_scsoares.pdf2,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.