Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78089
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFeitosa, Raphael Alves-
dc.contributor.authorDiogo, Tibério Sávio Forte-
dc.date.accessioned2024-09-06T12:30:22Z-
dc.date.available2024-09-06T12:30:22Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationDIOGO, Tibério Sávio Forte. Ciências, arte e paisagismo sustentável: construindo mini-jardins com os anos finais do ensino fundamental. 2024. 77 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78089-
dc.description.abstractThe dialogue between common sense knowledge and scientific knowledge is permeated by science teaching. Science teaching enables students to mediate the way they perceive the components of nature with the concepts worked on in the classroom. In this sense, to enhance this conversation between knowledge, the present work has the general objective: to analyze the contributions of an educational product, using sustainable landscaping as an element of integration between Science and Art in teaching practice. An educational product in the form of a sustainable landscaping manual was developed. The product it9s divided into two chapters entitled "Green Harmony= and <Landscapes of Hope=. In the first chapter, students will experience the concepts that will allow them to understand their artistic-landscape elements that will enable the teaching of science through art, with sustainable landscaping being the element of art-science integration. This manual is configured as an art-science didactic proposal in which the research will use a narrative of planned experiences as a means of investigating the potential of the proposal and validating how the practice took place in the teacher9s own perception. The present work finds justification in the importance of making sustainable landscaping a consistent reality in everyday school life, with this reality of art-science integration being constructed by the students themselves. Among the main results obtained, the following stand out: good applicability of the Educational Product in teams, providing synergistic learning of knowledge; express expression of doubts, conclusions and comments, which is indicative of autonomy in relation to one9s own learning. To analyze the data obtained, Bardin9s (2020) content analysis was used, building units of analysis and categories discussed based on the theoretical framework.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCiências, arte e paisagismo sustentável: construindo mini-jardins com os anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO diálogo entre o saber do senso comum e o saber científico é permeado pelo ensino de ciências. O ensino de ciências possibilita aos educandos a mediação da forma como percebem os componentes da natureza com os conceitos trabalhados em sala de aula. Nesse sentido, para potencializar tal conversa entre os saberes, o presente trabalho apresenta como objetivo geral: analisar as contribuições de um produto educacional, utilizando o paisagismo sustentável como elemento de integração entre Ciências e Arte na prática docente. Um produto educacional sob a forma de um manual de paisagismo sustentável foi desenvolvido. O produto está dividido em dois capítulos intitulados de <A harmonia verde= e <Paisagens da esperança=. No primeiro capítulo os estudantes vivenciarão as conceitualizações necessárias para a compreensão de suas composições artísticas materializadas na forma de mini-jardins no capítulo dois. Os minijardins são os elementos artístico paisagísticos que possibilitarão o ensino de ciências por meio da arte, sendo o paisagismo sustentável o elemento de integração arte-ciência. Esse manual se configura em uma proposta didática arte-ciência em que a pesquisa utilizará a narrativa de experiências planejadas como meio de investigar o potencial da proposta e de validar como a prática transcorreu na própria percepção do docente. O presente trabalho encontra justificativa na importância de tornar o paisagismo sustentável uma realidade consistente no cotidiano escolar, sendo essa realidade de integração arte-ciência construída pelos próprios estudantes. Dentre os principais resultados obtidos, destacam-se: uma boa aplicabilidade do Produto Educacional em equipe, propiciando uma aprendizagem sinérgica dos conhecimentos; manifestação espontânea de dúvidas, conclusões e comentários, o que é indicativo de autonomia em relação à própria aprendizagem. Para a análise dos dados obtidos foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2020), construindo unidades de análise e categorias discutidas com o embasamento do referencial teórico.pt_BR
dc.title.enScience, art and sustainable landscaping: building mini-gardens with the final years of elementary schoolpt_BR
dc.subject.ptbrEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subject.ptbrArte na educaçãopt_BR
dc.subject.ptbrPaisagismo sustentávelpt_BR
dc.subject.enScience teachingpt_BR
dc.subject.enArt in educationpt_BR
dc.subject.enSustainable landscapingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.description.ptbrAcompanha produto educacional: "Paisagismo sustentável escolar: mini-jardins em ação".pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/6132051633594008pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3008-3508pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1488422394078457pt_BR
local.date.available2024-08-08-
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_tsfdiogo.pdfDissertação872,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2024_pe_tsfdiogo.pdfProduto educacional602,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.