Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78071
Type: | TCC |
Title: | Utilização do ansys como ferramenta didática para auxiliar o aprendizado prático no ensino de disciplinas na engenharia mecânica |
Authors: | Montenegro, Marcelo Freire |
Advisor: | Gonçalves, Vanessa Vieira |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Ansys;Ensino de engenharia;Método dos elementos finitos (MEF);Mecânica dos sólidos;Simulação |
Keywords in English : | Ansys;Engineering teaching;Finite Element Method (FEM);Mechanics of solids;Simulation |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | MONTENEGRO, Marcelo Freire. Utilização do ansys como ferramenta didática para auxiliar o aprendizado prático no ensino de disciplinas na engenharia mecânica. 2023. 129 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O desenvolvimento de projetos na engenharia segue em um ritmo veloz e inovador a cada dia, com tecnologias cada vez mais avançadas sendo utilizadas no seu âmbito profissional. Com o uso de softwares especialistas esse desenvolvimento e esse estudo de projetos se tornam mais ágeis e seguros. Pois entre as principais vantagens tem-se a grande capacidade de processamento de dados, a geração de relatórios completos e a exibição das soluções através de ferramentas visuais. Este trabalho teve como objetivo demonstrar que esses programas especialistas podem ser utilizados na graduação dos cursos de engenharia mecânica, como complemento e suporte ao aprendizado do aluno. Assim, foi utilizado o Ansys, um programa mundialmente reconhecido por ser muito preciso e confiável. Através dele, foram feitos variados estudos de caso, ao todo 9, relacionados as disciplinas de estática e mecânica dos sólidos 1 e 2, mais especificamente. Entre os quais, casos com vigas engastadas ou biapoiadas, com carregamentos concentrados ou distribuídos, com materiais lineares ou não lineares, um caso de treliça simples e um de parametrização. Também foi objeto de estudo um eixo escalonado sofrendo diferentes torções. Foi utilizado principalmente o AnsysWorkbeanch©, uma ferramenta que emprega o Método dos Elementos Finitos (MEF) para a resolução dos estudos de caso propostos. Na discussão dos resultados, em 3 casos, comparou-se os resultados obtidos pelo software com os obtidos por cálculos analíticos, além de comentários através do uso de imagens, de gráficos e de tabelas. Dessa forma, foi demonstrado como um software especialista pode ser utilizado como uma ferramenta didática na graduação, para apresentar visualmente, fixar e aprofundar os conceitos teóricos na prática. |
Abstract: | The development of projects in engineering continues at a fast and innovative pace every day, with increasingly advanced technologies being used in its professional scope. With the use of specialist software, this development and study of projects becomes more agile and secure. Because among the main advantages there is the great data processing capacity, the generation of complete reports and the display of solutions through visual tools. This work aimed to demonstrate that these specialist programs can be used in mechanical engineering courses, as a complement and support for student learning. Thus, Ansys was used, a program recognized worldwide for being very accurate and reliable. Through it, several case studies were made, in all 9, related to the disciplines of statics and mechanics of solids 1 and 2, more specifically. Among which, cases with cantilevered or simply supported beams, with concentrated or distributed loads, with linear or non-linear materials, a case of simple truss and one of parameterization. A staggered shaft undergoing different torsions was also studied. AnsysWorkbeanch© was the mainly used software, a tool that uses the Finite Element Method (FEM) to solve the proposed case studies. In the discussion of the results, in 3 cases, the results obtained by the software were compared with those obtained by manual calculations, in addition to comments through the use of images, graphs and tables. In this way, it was demonstrated how specialist software can be used as a didactic tool in graduation, to visually present, fix and deepen theoretical concepts in practice. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78071 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/8175674041398250 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/0873556978515803 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | ENGENHARIA MECÂNICA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_mfmontenegro.pdf | 4,12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.