Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77958
Tipo: TCC
Título: Vulnerabilidade social e estrutura de oportunidade na Região Metropolitana de Fortaleza: a indústria, Maracanaú e o IFCE
Autor(es): Silva, Galadriel Pereira da
Orientador: Costa, Maria Clélia Lustosa
Palavras-chave em português: Vulnerabilidade;Estruturas de oportunidade;Educação;IFCE- Maracanaú
Palavras-chave em inglês: Vulnerability;Opportunity structures;Education;IFCE Maracanaú
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Data do documento: 2024
Citação: SILVA, Galadriel Pereira da. Vulnerabilidade social e estrutura de oportunidade na Região Metropolitana de Fortaleza: a indústria, Maracanaú e o IFCE. 2024. 81 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: No contexto da reestruturação produtiva global, a desindustrialização e a inserção da dinâmica industrial no sul global no mercado internacional desde meados do século XX, a produção brasileira passou por inúmeras mudanças. Com isso, a divisão internacional do trabalho trouxe novas formas de capacitação da mão de obra e mudou a forma do ensino e da educação do país. Na região nordeste e no Ceará não foi diferente. Acompanhando essas mudanças e a guerra fiscal, o desenvolvimento econômico e as contradições em vista aos índices de vulnerabilidade social, os níveis básico e superior de ensino foram reformulados em conformidade ao mercado. Um dos exemplos foi da criação das escolas técnicas até os Institutos Federais. No recorte desta pesquisa, avalia-se a vulnerabilidade na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) buscando compreender como Instituto Federal do Ceará (IFCE)– Maracanaú, lócus da pesquisa, no período que vai dos anos 2000 até 2022, é uma estrutura de oportunidades para os estudantes e seus impactos relacionados a Região Metropolitana de Fortaleza e a vulnerabilidade social. A pesquisa tem caráter quali-quantitativo, é exploratória com estudo de caso sobre o IFCE- Maracanaú. Como objetivo geral, busca-se analisar o papel do IFCE Maracanaú no ensino de nível médio como estrutura de oportunidades e instrumento para redução da vulnerabilidade social por meio dos objetivos específicos de: i. Analisar as dinâmicas da Região Metropolitana de Fortaleza através da industrialização e seus rebatimentos espaciais; ii. Averiguar o conceito de vulnerabilidade social e estruturas de oportunidades; iii. Debater sobre a vulnerabilidade social na Região Metropolitana de Fortaleza com enfoque no município de Maracanaú a partir das transformações socioeconômicas; iv. Apreender o papel do IFCE como estrutura de oportunidades e seus impactos na vida dos estudantes em vulnerabilidade social. Os procedimentos metodológicos, fundamentaram-se em análise bibliográfica com enfoque no marco conceitual metodológico de “Activos, Vulnerabilidad y Estructuras de Oportunidades” - AVEO (Kaztman; Filgueira, 1999), estabelecendo diálogo principalmente com Sidou (1979); Harvey (2001); Pereira Junior (2003 e 2015); Di Méo (2008); Costa e Dantas (2009); Pereira e Costa (2015); Santos (2017); Muniz (2019); Lencioni (2020). Foram realizadas buscas na internet, revistas eletrônicas, dissertações, teses e anuários. A análise de dados secundários foi feita através dos sites do IBGE (na plataforma SIDRA), IPECE, IPEA (IVS) e no site IFCE em Números. Além disso, houve visita de campo com a produção de um relatório. Como resultados, constatou-se como a Instituição é um efeito de uma política pública de educação com viés do desenvolvimento econômico sendo uma consequência da industrialização como vetor de metropolização do espaço que se reflete no currículo e nos cursos ofertados, bem como uma estrutura de oportunidades para os estudantes matriculados, oferecendo auxílios como ativos para o aproveito de seus benefícios. Assim, tendo possibilitado com o ensino técnico não só uma via de acesso a uma profissão e a melhores empregos, mas uma estrutura de oportunidade na mitigação da vulnerabilidade social para jovens permitindo carreiras e melhores condições de vida para além das expectativas desfavoráveis que o espaço metropolitano desigual de Fortaleza possa dispor.
Abstract: In the context of global productive restructuring, deindustrialization and the insertion of industrial dynamics in the global south into the international market since the middle of the 20th century, Brazilian production has undergone countless changes. As a result, the international division of labor has brought new ways of training the workforce and changed the way education is provided in the country. It was no different in the northeast and in Ceará. Accompanying these changes and the fiscal war, economic development and the contradictions in view of the indices of social vulnerability, the basic and higher levels of education were reformulated in line with the market. One example was the creation of technical schools and the Federal Institutes. The focus of this research is to assess vulnerability in the Fortaleza Metropolitan Region (RMF), seeking to understand how the Federal Institute of Ceará (IFCE) - Maracanaú, the locus of the research, in the period from 2000 to 2022, is a structure of opportunities for students and its impacts related to the Fortaleza Metropolitan Region and social vulnerability. The research is quantitative and qualitative, exploratory, with a case study of IFCE-Maracanaú. The general objective is to analyze how IFCE Maracanaú in secondary education as a structure of opportunities and an instrument for reducing social vulnerability through the specific objectives of: i. Analyzing the dynamics of the Fortaleza Metropolitan Region through industrialization and its spatial repercussions; ii. -Investigate the concept of social vulnerability and opportunity structures; iii. Discuss social vulnerability in the Metropolitan Region of Fortaleza, with a focus on the municipality of Maracanaú based on socio-economic transformations; iv. Understand the role of the IFCE as an opportunity structure and its impact on the lives of socially vulnerable students. The methodological procedures were based on bibliographic analysis with a focus on the methodological conceptual framework of “Assets, Vulnerability and Opportunity Structures” - AVEO (Kaztman; Filgueira, 1999), establishing a dialog mainly with Sidou (1979); Harvey (2001); Pereira Junior (2003 and 2015); Di Méo (2008); Costa and Dantas (2009); Pereira and Costa (2015); Santos (2017); Muniz (2019); Lencioni (2020). Searches were carried out on the internet, electronic magazines, dissertations, theses and yearbooks. Secondary data was analyzed mainly through the websites of IBGE (on the SIDRA platform), IPECE, IPEA (IVS) and the IFCE em Números website. A study visit was carried out and a report drawn up. The results show the institution results from a public education policy with a bias towards economic development and is a consequence of industrialization as a vector for the metropolization of space, which is reflected in the curriculum and courses on offer, as well as a structure of opportunities for enrolled students, offering aid as assets for taking advantage of its benefits. As a result, technical education has not only provided access to a profession and better jobs, but also a structure of opportunity to mitigate social vulnerability, allowing them to pursue careers and better living conditions beyond the unfavourable expectations that the unequal metropolitan space of Fortaleza may have.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77958
Currículo Lattes do(s) Autor(es): https://lattes.cnpq.br/6733650127503613
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0983212337114563
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tcc_gpsilva.pdf5,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.