Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77919
Tipo: TCC
Título: As dificuldades sofridas pelos discentes de Secretariado Executivo do gênero masculino na busca por estágios
Autor(es): Aguiar, Suely Oliveira de
Orientador: Ferreira, Kilvia Souza
Palavras-chave em português: Secretariado Executivo;Estágio acadêmico;Gênero masculino
Palavras-chave em inglês: Executive Secretariat;Academic internship;Male gender
CNPq: CNPQ::OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO
Data do documento: 2023
Citação: AGUIAR, Suely Oliveira de. As dificuldades sofridas pelos discentes de Secretariado Executivo do gênero masculino na busca por estágios. 2023. 31 f. (Graduação em Secretariado Executivo) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Sendo visto como uma das etapas mais esperadas pelos discentes, o estágio acadêmico refere-se a fase em que o que foi aprendido em sala de aula é colocado em prática. A Lei n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 regulamenta que o estágio se concerne de um ato educativo que propõe o aprendizado produtivo do estudante. Partindo disso, considera-se que a fase de estágio para o discente de Secretariado Executivo é de grande valia para a formação desse futuro profissional, afinal, esse será o momento em que o estudante poderá além de confirmar o seu ramo profissional, se desenvolver a partir do aprendizado diário dentro de uma organização. O objetivo geral do estudo é apresentar as dificuldades sofridas pelos estudantes de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará do gênero masculino na busca por estágio. Para isso, foram definidos os seguintes objetivos específicos: analisar as situações vivenciadas pelos discentes de Secretariado Executivo durante a busca por estágio e relacionar essas dificuldades a uma possível desistência do curso. Para atingir esses objetivos, foi conduzida uma pesquisa descritiva com os alunos do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará. A coleta de dados foi realizada por meio de formulário parcialmente estruturados disponibilizados na plataforma Google Forms. No que concerne aos resultados, este estudo revelou que os estudantes estão cientes das barreiras impostas a profissão devido aos estereótipos de gênero, inclusive antes de iniciarem o curso de Secretariado Executivo. Além disso, mesmo tendo essa consciência de desafios, eles persistem em enfrentá-las e contribuir para o avanço da profissão.
Abstract: Seen as one of the most expected stages by students, academic internships refer to the phase in which what has been learned in the classroom is put into practice. Law No. 11,788 of September 25, 2008 regulates that the internship constitutes an educational act aimed at productive student learning. Based on this, it is considered that the internship phase for Secretarial Executive students is of great value for the formation of these future professionals. After all, this will be the moment when students can not only confirm their professional field but also develop themselves through daily learning within an organization. The general objective of this study is to present the difficulties faced by male students in the Secretarial Executive program at the Federal University of Ceará during their search for internships. For this purpose, the following specific objectives were defined: to analyze the situations experienced by Secretarial Executive students during their internship search and to relate these difficulties to a potential dropout from the program. To achieve these objectives, a descriptive study was conducted with students of the Secretarial Executive program at the Federal University of Ceará. Data collection was carried out through partially structured forms made available on the Google Forms platform. Regarding the results, this study revealed that students are aware of the barriers imposed on the profession due to gender stereotypes, even before they start the Secretarial Executive program. Furthermore, despite being conscious of these challenges, they persist in facing them and contributing to the advancement of the profession.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77919
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/1831559804900171
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-4174-2081
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/3944876544344346
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_soaguiar.pdf228,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.