Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77907
Tipo: | Tese |
Título : | Macbeth e a adaptação do herói trágico shakespeariano no cinema |
Autor : | Ribeiro, Raquel Ferreira |
Tutor: | Silva, Carlos Augusto Viana da |
Palabras clave en portugués brasileño: | Adaptação fílmica;Shakespeare;Macbeth;Justin Kurzel;Herói trágico |
Palabras clave en inglés: | Film adaptation;Tragic hero |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Fecha de publicación : | 2022 |
Citación : | RIBEIRO, Raquel Ferreira. Macbeth e a adaptação do herói trágico shakespeariano no cinema. Orientador: Carlos Augusto Viana da Silva. 2022. 144 f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumen en portugués brasileño: | Macbeth de William Shakespeare apresenta um protagonista que inicia a peça como homem honrado e respeitado, mas se transforma em um tirano violento que traz instabilidade à Escócia. O guerreiro Macbeth está entre os personagens shakespearianos cuja trama da peça o aproxima mais dos elementos que caracterizam o herói trágico clássico do que as demais tragédias de Shakespeare. O objetivo geral deste trabalho é discutir sobre o personagem do herói trágico na peça Macbeth (Charlton, 1948; Bradley, 2009; Campbell, 2009; Wells, 2017) e investigar a adaptação do personagem para o cinema na produção Macbeth: Ambição e Guerra (2015) do australiano Justin Kurzel. Apresentamos um parâmetro sobre estudos da tragédia e do elemento trágico clássico (Aristóteles, 2014; Nietzsche, 2007; Steiner, 2010; Cardoso 2005) sobre a construção dos heróis trágicos shakespearianos que podem ser identificados nas produções cinematográficas. As discussões sobre adaptações fílmicas identificam nova construção de sentido, tomando o diretor/produtor como leitor da obra original que adapta a narrativa em sequências de imagens (Cattrysse, 2014; Bordwell, et al. 2017; Diniz, 1999; Lefevere, 2007; Hutcheon, 2013). As discussões em torno de adaptações fílmicas reforçam a ideia de que o texto literário não prescreve o caminho a ser seguido por quem o adapta, de modo que a literatura serve apenas como ponto de partida e não de chegada. Esse tipo de abordagem atribui um processo criativo e transformador ao ato de adaptar uma obra literária e que oferece ao público do cinema um novo texto. Ao longo do texto são trabalhados os conceitos de filme shakespeariano, tragédia shakespeariana, herói trágico shakespeariano e analisamos cenas específicas que apontam para criação dos envolvidos na produção de Macbeth: Ambição e Guerra no intuito de discutir uma releitura do herói trágico shakespeariano Macbeth nessa adaptação em particular que apresenta características específicas de uma visão do personagem própria do século XXI. |
Abstract: | William Shakespeare's Macbeth features a protagonist who begins the play as an honorable and respected man, but turns into a violent tyrant who brings instability to Scotland. The warrior Macbeth is among the Shakespearean characters whose plot brings him closer to the elements of the classic tragic hero than other Shakespearean tragedies. The general goal of this work is to discuss the character Macbeth as a tragic hero (Charlton, 1948; Bradley, 2009; Campbell, 2009; Wells, 2017) and to investigate the character’s adaptation for the theaters in the production Macbeth (2015) by Australian director Justin Kurzel. We present review on studies of tragedy and classical tragic element (Aristóteles, 2014; Nietzsche, 2007; Steiner, 2010; Cardoso 2005); and also about the building of Shakespearean tragic hero that can be identified in cinematographic productions. Discussions about film adaptations identify a new meaning construction, taking the director/producer as a reader of source work that adapts plot into sequences of images (Cattrysse, 2014; Bordwell, et al. 2017; Diniz, 1999; Lefevere, 2007; Hutcheon , 2013). Discussions around film adaptations reinforce the idea that the literary text does not prescribe the path to be followed by those who adapt it, so that literature serves only as a starting and not an arrival point. This type of approach attributes a creative and transformative process to the act of adapting a literary work and offers big screen audiences a new text. Throughout this work, we present concepts of Shakespearean film, Shakespearean tragedy, Shakespearean tragic hero and we analyze specific scenes that indicates the creation of those involved in Macbeth (2015) production in order to discuss a reinterpretation of Shakespearean tragic hero Macbeth in this adaptation that presents specific features of the character in a 21st century view. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77907 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/7656125811892155 |
ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0002-1962-8805 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/3316600178531895 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGLE - Teses defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tese_rfribeiro.pdf | 2,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.