Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77893
Type: | TCC |
Title: | Aproximando indústria e academia para lapidação de talentos em desenvolvimento de software no sertão do Ceará: um estudo de caso sobre o Mandacaru.dev |
Authors: | Feitosa, Alexandre de Sousa |
Advisor: | Tomaz, Antonio Emerson Barros |
Co-advisor: | Araújo, Allysson Allex |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Colaboração indústria-academia;Mandacaru.dev;Bootcamps de programação;Aquisição de talentos |
Keywords in English : | Industry-academia Collaboration;Mandacaru.dev;Coding bootcamps;Talent acquisition |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Issue Date: | 2024 |
Citation: | FEITOSA, Alexandre de Sousa. Aproximando indústria e academia para lapidação de talentos em desenvolvimento de software no sertão do Ceará: um estudo de caso sobre o Mandacaru.dev. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2024. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77893. Acesso em: |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Baseado na aliança entre indústria e academia, o mandacaru.dev surgiu para nutrir talentos do Ceará por meio de um programa de treinamento imersivo alinhado aos desafios digitais das empresas B3, Bolsa do Brasil, PDtec e BLK, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). Como um estudo de caso descritivo, esta pesquisa busca investigar a percepção de estudantes (n=72) e profissionais (n=8) envolvidos na organização/execução do mandacaru.dev. A pesquisa quali-quantitativa utilizou questionários e entrevistas para coleta de dados, sendo aplicadas Estatísticas Descritivas e Análise de Conteúdo Temática para análise dos dados. 77,77% dos estudantes perceberam um crescimento profissional positivo a partir do mandacaru.dev, enquanto 87,50% se sentiram mais conectados ao mercado de software por meio dele. A análise qualitativa abordou experiência prévia e expectativas, operacionalização do programa, implicações e lições aprendidas. Esta pesquisa contribui para a academia e indústria ao examinar, a partir das perspectivas de estudantes e profissionais, uma experiência relevante enraizada na colaboração indústria-academia voltada para o treinamento e atração de talentos em engenharia de software. |
Abstract: | Grounded on the alliance between industry and academia, mandacaru.dev emerged to nurture talent from the of Ceará through an immersive training program aligned with the digital challenges of companies B3, Bolsa do Brasil, PDtec, and BLK, in partnership with the Federal University of Ceará (UFC). As a descriptive case study, this study seeks to investigate the perception of students (n=72) and professionals (n=8) involved in the organization/execution of mandacaru.dev. Quali-quantitative research utilized questionnaires and interviews for data collection, with Descriptive Statistics and Thematic Content Analysis were applied for data analysis. 77.77% of students saw positive professional growth from mandacaru.dev, while 87.50% felt more connected to the software market through it. The qualitative analysis covered prior experience and expectations, operationalization of the program, and implications and lessons learned. This research contributes to academia and industry by examining, from the perspectives of students and professionals, a relevant experience rooted in industry-academia collaboration aimed at training and attracting talent in software engineering. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77893 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - CRATEÚS - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024_tcc_asfeitosa.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.