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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77888
Tipo: | Dissertação |
Título : | Metodologias ativas integradas às tecnologias digitais na implementação do currículo do novo ensino médio da CREDE 16/CE |
Autor : | Moreira, Sara Cavalcante |
Tutor: | David, Priscila Barros |
Palabras clave en portugués brasileño: | Metodologias ativas;Tecnologias digitais;Currículo;Ensino médio |
Palabras clave en inglés: | Active methodologies;Digital technologies;Curriculum;High school |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | MOREIRA, Sara Cavalcante. Metodologias ativas integradas às tecnologias digitais na implementação do currículo do novo ensino médio da CREDE 16/CE. 2024. 113 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Educacional) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | Apresenta o uso das metodologias ativas integradas às tecnologias digitais no campo educacional como um solo fértil de muitos desafios e possibilidades. Compreende o Ensino Remoto Emergencial (ERE) provocado pela pandemia do novo coronavírus, nos anos de 2020 e 2021, ferramenta que acelerou a utilização de espaços virtuais e híbridos de aprendizagem para mediar o ensino em todos os níveis e etapas da educação. Discute a implementação da proposta curricular do ensino médio no Brasil, mediante a Lei no 13.415/2017, a necessidade do desenvolvimento de competências digitais e transversais para novas práticas pedagógicas foi potencializada. Objetiva investigar a implementação do currículo do “Novo Ensino Médio” na CREDE 16 a partir de formações docentes ofertadas dentro do Projeto Agente de Gestão da Inovação Educacional da SEDUC/CE. Dispõe de estudo de natureza aplicada, exploratória, descritiva e configura-se como um estudo de caso. O lócus da pesquisa são cinco escolas Estaduais de Ensino Médio da CREDE 16, localizadas na região Centro Sul, do Estado do Ceará. De tal maneira, o modelo CIPP de avaliação educacional foi adotado, conforme seus quatro eixos: Contexto, Insumo, Processo e Produto. Identifica nos resultados da pesquisa que a implementação do Novo Ensino Médio teve êxito e foi aliado a adoção das metodologias ativas, sendo necessário, contudo, maior investimento em formação docente e em recursos tecnológicos. Difunde como ápice deste estudo a construção de uma plataforma digital colaborativa, nomeada “Ensino Colaborativo” que apresenta experiências exitosas dos professores com a adoção de metodologias ativas nas áreas de conhecimento do Ensino Médio. Conclui que o produto educacional desta dissertação de mestrado visa apoiar professores na adoção de práticas metodológicas mais assertivas na experiência curricular da última etapa da educação básica. |
Abstract: | It presents the use of active methodologies integrated with digital technologies in the educational field as a fertile ground for many challenges and possibilities. It comprises Emergency Remote Teaching (ERE) caused by the new coronavirus pandemic, in the years 2020 and 2021, a tool that accelerated the use of virtual and hybrid learning spaces to mediate teaching at all levels and stages of education. Discusses the implementation of the high school curriculum proposal in Brazil, through Law No. 13,415/2017, the need to develop digital and transversal skills for new pedagogical practices was enhanced. It aims to investigate the implementation of the “New High School” curriculum at CREDE 16 based on teacher training offered within the SEDUC/CE Educational Innovation Management Agent Project. It has an applied, exploratory, descriptive study and is configured as a case study. The locus of the research are five State High Schools from CREDE 16, located in the Central South region of the State of Ceará. In this way, the CIPP model of educational evaluation was adopted, according to its four axes: Context, Input, Process and Product. It identifies in the research results that the implementation of the New Secondary Education was successful and was combined with the adoption of active methodologies, however, greater investment in teacher training and technological resources is necessary. The culmination of this study is the construction of a collaborative digital platform, called “Collaborative Teaching”, which presents successful experiences of teachers with the adoption of active methodologies in the areas of knowledge of High School. It concludes that the educational product of this master's thesis aims to support teachers in adopting more assertive methodological practices in the curricular experience of the last stage of basic education. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77888 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/3622805874113446 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/4580502642241951 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGTE - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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