Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77887
Tipo: | Dissertação |
Título : | Narrativas Interativas Gamificadas (NIGs) aplicadas aos processos de ensino e aprendizagem de matemática financeira |
Autor : | Costa, Juliana Evaristo |
Tutor: | Castro Filho, José Aires de |
Co-asesor: | Maia, José Gilvan Rodrigues |
Palabras clave en portugués brasileño: | Narrativas Interativas Gamificadas;Matemática financeira;Ensino Médio |
Palabras clave en inglés: | Gamified Interactive Narratives;Financial mathematics;High School |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | COSTA, Juliana Evaristo. Narrativas Interativas Gamificadas (NIGs) aplicadas aos processos de ensino e aprendizagem de matemática financeira. 2024. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | Ao longo das últimas décadas, as tecnologias digitais vêm ganhando destaque no contexto educacional. Nesse contexto, o presente estudo discute o conceito de Narrativas Interativas Gamificadas (NIGs) para denominar materiais em formato digital que utilizam elementos de jogos (e.g., narrativas e mecânicas) como meio de contextualizar situações-problemas. O presente trabalho relata o desenvolvimento de uma NIG, chamada Jornada da Mel, tendo como objetos de conhecimento porcentagem, juros simples e juros compostos. O objetivo principal da pesquisa consiste em analisar as potencialidades dessa NIG na aprendizagem de conceitos básicos de matemática financeira com 20 estudantes do 2º ano do ensino médio de uma escola em tempo integral da rede pública do Estado do Ceará. Esta pesquisa utiliza elementos da pesquisa de intervenção e exploratória e traz uma abordagem quali-quantitativa para a análise dos dados coletados. Para a coleta de dados, foram usados instrumentos, sendo o pré-teste, as situações-problemas disponibilizadas na NIG e o Instrumento de Avaliação Técnica - Usabilidade. Como resultados, notou-se um melhor desempenho na NIG quando comparado ao pré-teste, tendo em vista que a média de pontuação foi de 9,10 de um total de 15 questões (60,7% de acerto) enquanto no pré-teste, a média foi de 4,25 de um total de 9 questões (47,2% de acerto). Os resultados do teste de usabilidade permitiram perceber a boa aceitação da NIG “A Jornada da Mel” pelos estudantes. Assim, o trabalho indica que a NIG possibilita uma melhor aprendizagem pela contextualização das situações- problemas presentes, pela narrativa e pelos elementos de jogos (gamificação). |
Abstract: | Over the last few decades, digital technologies have been gaining prominence in the educational context. In this context, the present study discusses the concept of Gamified Interactive Narratives (NIGs) to label materials in digital format that use game elements (e.g., narratives and mechanics) to propose a context for problem- solving. The current work reports the development of a NIG, called Mel’s Journey, comprising the contents of percentage, simple interest and compound interest. The research main goal is to analyze the potential of this NIG in learning basic concepts of financial mathematics with 20 high school sophomore students at a public school in the State of Ceará.This research uses elements of intervention and exploratory research and brings a qualitative-quantitative approach to the analysis of the data collected. For data collection, 3 instruments were used: a pre-test, the problem situations available in the NIG and the Technical Assessment Instrument - Usability. Results point to a better performance in the NIG when compared to the pre-test, considering that the average score was 9.10 out of a total of 15 questions (60.7% correct) while in the pre-test, the average was 4.25 out of a total of 9 questions (47.2% correct). The usability test indicates a good acceptance of the NIG “Mel’s Journey” by students. Thus, the work indicates that the NIG enables better learning through the contextualization of present problem situations, narrative and game elements (gamification). |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77887 |
Lattes del autor: | http://lattes.cnpq.br/9656110497934224 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/1001172700194924 |
Lattes del co-asesor: | http://lattes.cnpq.br/0022110232147076 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGTE - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_jecosta.pdf | 4,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.