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Tipo: Dissertação
Título: Representações sociais dos alunos do 9º ano sobre a mulher em publicações do Instagram: reflexões e refrações
Autor(es): Braga, Aline Alves Soares
Orientador: Ribeiro, Pollyanne Bicalho
Palavras-chave em português: Representações sociais;Ideologia;Discurso de ódio;Papel social da mulher;Responsividade;Multiletramentos
Palavras-chave em inglês: Social representations;Ideology;Hate speech;Social role of women;Responsiveness;Multiliteracies
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Data do documento: 2024
Citação: BRAGA, Aline Alves Soares. Representações sociais dos alunos do 9º ano sobre a mulher em publicações do Instagram: reflexões e refrações. 2024. 109 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: O presente trabalho visa a trazer à tona as representações sociais dos alunos do 9º ano sobre o papel que a sociedade destina à mulher. A partir daí, tencionamos desconstruir velhas crenças, dialogando e chegando à percepção de que a mulher não é inferior ao homem e nem deve servi-lo a seu bel prazer. Objetivamos, através da Análise Dialógica do Discurso, baseada nos postulados de Bakhtin, proporcionar ao aluno a percepção de que as ideologias só se consolidam quando são mobilizadas pelo ato discursivo, tornando a sua materialidade ideológica. Além disso, pretendeu-se ampliar o acesso dos alunos aos multiletramentos, entrando em contato com multimodalidades e multissemioses, visto que não se defende a mera classificação de gêneros discursivos, mas, de acordo com a esfera social, que o sujeito escolha o estilo, a composição, o conteúdo temático a serem empregados em sua prática discursiva. Através do contato com as múltiplas linguagens, pretendeu-se desenvolver nos alunos o letramento crítico calcado na responsividade discursiva, visando à concretude do discurso. Em busca de resultados com visão de estereótipos de mulher ou da desconstrução nos calcamos nos pressupostos bakhtinianos, como alteridade, responsividade, axiologia, ideologia do signo e enunciado concreto, auxiliados pela Teoria das Representações de Sociais, de Moscovici(2015) e da figura feminina em Beauvoir( 2019) e Hooks(2022). Identificamos nas representações dos alunos do 9º ano que ora os estereótipos são fortemente reforçados ora são desconstruídos e reconfigurados.
Abstract: This work aims to bring to light the social representations of 9th elementary students about the role that society assigns to women. From there, we will deconstruct old beliefs, engaging in dialogue and arriving at the perception that women are not inferior to men and should not serve them at their pleasure. Through Bakhtin's Dialogical Discourse Analysis, we aim to make students realize that ideologies only become concrete when they are mobilized by the discursive act, making their materiality ideological. In addition, the aim is to broaden students' access to multilingualism, bringing them into contact with multimodalities and multisemioses, since we are not advocating the mere classification of discursive genres, but, according to the social sphere, that the subject chooses the style, the composition and the thematic content to be used in their discursive practice. Through contact with multiple languages, the aim is to develop students' critical literacy based on discursive responsiveness, aiming at the concreteness of the discourse. In search of results with a vision of female stereotypes or deconstruction, we rely on Bakhtin's assumptions, such as alterity, responsiveness, axiology, sign ideology and concrete utterance, aided by the Theory of Social Representations, Moscovici (2015) and female figure in Beauvoir (2019) and Hooks (2022). We identified in the representations of 9th grade students that stereotypes are sometimes strongly reinforced and sometimes deconstructed and reconfigured.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77865
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/2174696705725959
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0002-5128-8089
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8949168170307834
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

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