Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77839
Tipo: Livro
Título : XIII DIMA - Diálogos da Matemática com a Pedagogia - Anais 2024
Organizador: Santos, Maria José Costa dos
Andrade, Wendel Melo
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Fecha de publicación : 2024
Citación : SANTOS, Maria José Costa dos; ANDRADE, Wendel Melo (org.). XIII DIMA - Diálogos da Matemática com a Pedagogia - Anais 2024. Fortaleza: Objetivo Educacional, 2024. E-book.
Resumen en portugués brasileño: O Diálogos da Matemática com a Pedagoga (DIMA) é um evento que acontece anualmente, no mês de maio, e é promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA), aprovado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e ligado à Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC). É coordenado pela Profa. Dra. Maria José Costa dos Santos. Sabemos que os eventos acadêmicos desempenham um papel crucial na divulgação científica e no avanço do conhecimento em diversas áreas do saber. Neste contexto, a realização do DIMA configura-se como momento favorável para discutir temas voltados ao currículo, à avaliação, à importância da pesquisa, ao uso das tecnologias e à formação do professor (inicial e continuada), entre outras temáticas igualmente relevantes. Em 2024, realizou-se a XIII edição do DIMA, ocorrido nos dias 6 e 20 de maio, tendo como temática central: “Inclusão, diversidade, saúde mental e competências socioemocionais para a promoção de uma aprendizagem transformadora contemplando a Pedagogia e a Matemática”. A escolha deste tema reflete a urgência e relevância de questões fundamentais para a construção de uma educação mais inclusiva e humanizadora. A relevância do evento justifica-se pela necessidade de se fomentar reflexões e discussões em prol da formação de professores com o objetivo de possibilitar a aproximação entre a Pedagogia e a Matemática, estabelecendo relações e saberes, reduzindo, assim, abismos epistemológicos e conceituais, que ainda se constituem um paradigma para ambas. Os debates conduzidos no evento, sustentados pelas referências nas recentes pesquisas no campo da Educação Matemática e da Pedagogia, bem como o compromisso de contribuir com a formação inicial e continuada dos professores que ensinam Matemática, com saberes e práticas próprias, principalmente no contexto contemporâneo que estamos vivenciando, configuram-se como um momento favorável à discussão de temas voltados ao currículo, à avaliação, à inovação pedagógica, à pesquisa e ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). [...]
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77839
ISBN : 978-65-982698-3-8
ORCID del organizador: https://orcid.org/0000-0001-9623-5549
https://orcid.org/0000-0001-8921-7326
Lattes del organizador: http://lattes.cnpq.br/3144508981197442
http://lattes.cnpq.br/2339284655582088
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: FACED - Livros

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_liv_mjcsantos.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AutorizaçãoRIMariaJoséCostadosSantos.pdf245,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.