Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77825
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCavalcante, Lidia Eugenia-
dc.contributor.authorLima, Brena Menezes-
dc.date.accessioned2024-08-21T19:39:31Z-
dc.date.available2024-08-21T19:39:31Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationLIMA, Brena Menezes. A competência em informação no desenvolvimento didático-pedagógico dos docentes bacharéis no ensino superior. 2024. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77825-
dc.description.abstractThe research aims to analyze the development of information skills aimed at the didactic-pedagogical performance of teachers who have initial training in bachelor's degrees. The study was carried out at the Faculdade Metropolitana de Horizonte (FMH), located in the city Horizonte, Metropolitan Region of Fortaleza, Ceará. In this context, its specific objectives are: Investigate teacher’s perception of information literacy in the educational context; Identify the informational needs for the professional performance of teachers with a bachelor’s degree in undergraduate courses; Assess the congruence between the principles of information literacy and the educational practices adopted by bachelor's teachers. This is a qualitative research, exploratory in nature, being carried out through a bibliographical review to achieve theoretical support on the topic addressed. As a data collection instrument, questionnaires were applied to teachers who had initial training (undergraduate) in bachelor's or technologist courses who are part of the teaching staff at Faculdade Metropolitana de Horizonte in the semester 2024.1. It can be concluded that the research presented the intersection between Information Competence and pedagogical practices, revealing the informational needs of bachelor's teachers and the importance of CoInfo for professional and academic development, benefiting not only the teacher, but also students through training them to competently exercise their role in society.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA competência em informação no desenvolvimento didático-pedagógico dos docentes bacharéis no ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa tem como objetivo analisar o desenvolvimento das competências em informação voltadas para a atuação didático-pedagógica dos docentes que possuem formação inicial em cursos de bacharelado. O estudo foi realizado na Faculdade Metropolitana de Horizonte (FMH), localizada na cidade Horizonte, Região Metropolitana de Fortaleza, Ceará. Neste contexto, tem como objetivos específicos: Investigar a percepção dos professores acerca da competência em informação no contexto educacional; Identificar as necessidades informacionais para atuação profissional de docentes bacharéis de cursos de graduação; Avaliar a congruência entre os princípios da competência em informação e as práticas educativas adotadas pelos docentes bacharéis. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter exploratório, sendo realizada através de revisão bibliográfica para alcançar aporte teórico sobre o tema abordado. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários com docentes que possuem formação inicial (graduação) em cursos de bacharelado ou tecnólogo que fazem parte do quadro de professores da Faculdade Metropolitana de Horizonte no semestre 2024.1. Pode-se concluir, que na pesquisa apresentou-se a interseção entre a Competência em Informação e as práticas pedagógicas, revelando as necessidades informacionais dos docentes bacharéis e a importância da CoInfo para o desenvolvimento profissional e acadêmico, beneficiando não apenas o docente, mas também os discentes através da capacitação destes para exercer de forma competente o seu papel na sociedade.pt_BR
dc.subject.ptbrCompetência em Informaçãopt_BR
dc.subject.ptbrCompetência Pedagógicapt_BR
dc.subject.ptbrPrática Docentept_BR
dc.subject.ptbrDocência universitáriapt_BR
dc.subject.enInformation Competencept_BR
dc.subject.enPedagogical Competencept_BR
dc.subject.enTeaching Practicept_BR
dc.subject.enUniversity teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/3457817636734781pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3190-6900pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8811165871130066pt_BR
local.date.available2024-08-21-
Aparece nas coleções:PPGCI - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_bmlima.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.