Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77810
Tipo: TCC
Título : Concentração de mercado e estratégias competitivas: uma análise do varejo farmacêutico de 2010 a 2017
Autor : Silva, Layane Cristine Câmara da
Tutor: Carvalho, Eveline Barbosa Silva
Palabras clave en portugués brasileño: Varejo Farmacêutico;Concentração;Farmácias;Panorama
Palabras clave en inglés: Pharmaceutical Retail;Concentration;Drugstores;Overview
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Fecha de publicación : 2018
Citación : SILVA, Layane Cristine Câmara da. Concentração de mercado e estratégias competitivas: uma análise do varejo farmacêutico de 2010 a 2017. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018
Resumen en portugués brasileño: O varejo farmacêutico é um setor da economia brasileira que vem apresentando uma série transformações evidentes nos últimos anos. Apesar de ainda ser bastante heterogêneo, a consolidação de algumas redes tem sido perceptível pelos consumidores, assim como o surgimento de uma formatação de um novo estilo de farmácia. Essa monografia tem o propósito de analisar a concentração desse mercado num período de tempo que corresponde a 8 anos (de 2010 a 2017) por meio análise da razão de concentração e do cálculo do índice de concentração de Herfindahl – Hirschman. Além disso, foi feito um levantamento do panorama geral desse mercado para o período de estudo por meio da análise do contexto econômico e social desse crescimento, da performance dos principais players, das estratégias competitivas adotadas, das quais, foi estudado as práticas de expansão, adequação de sortimento de loja, precificação, entre outros. Desse modo, o trabalho concluiu que o mercado farmacêutico ainda é bastante pulverizado, mas que existe uma concentração significativa para o grupo das 4 maiores redes, tanto quando analisado o mercado como um todo quanto analisado somente o mercado da ABRAFARMA.
Abstract: The Pharmaceutical Retail is a sector in the Brazil Economy that has been presenting a series of transformations evidente in recente years. Despite being somewhat heterogeneous, the consolidation of some strategies has been perceptible by consumers, as well as the emergence of a new form of drugstore. This monograph, therefore, aims to analyze the market over a period of 8 years (from 2010 to 2017) by analyzing the market concentration ratio and the Herfindahl - Hirschman concentration index. In addition, an overview of the market for the middle-term study period of a series of studies on social performance and growth, the performance of the main players, and the competitive strategies adopted, were studied expansion, suitability of store assortment, pricing, among others. Thus, the work concluded that the pharmaceutical market is still very fragmented, but that there is a significant concentration for the group of the 4 largest networks, both when analyzed the market as a whole and analyzed only the market of ABRAFARMA.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77810
ORCID del autor: https://orcid.org/0000-0002-3926-5255
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/7229049954686139
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_tcc_lccsilva.pdf663,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.