Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77805
Type: Dissertação
Title: A utilização de tecnologias educacionais em atividades extracurriculares na política pública de ensino em tempo integral
Authors: Fernandes, Carlos Eduardo Lima
Advisor: Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
Keywords in Brazilian Portuguese : Escola de tempo integral;Tecnologia educacional;Atividades extracurriculares
Keywords in English : Full-time school;Educational technology;Extracurricular activities
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Issue Date: 2024
Citation: FERNANDES, Carlos Eduardo Lima. A utilização de tecnologias educacionais em atividades extracurriculares na política pública de ensino em tempo integral. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Educacionais)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: Nas Escolas de Tempo Integral (ETI), os alunos possuem uma maior jornada de horas curriculares, e o longo tempo de sala de aula exige o estabelecimento de diferentes estratégias didáticas pelos professores. A Lei nº 14.180/21 estabelece o direito ao acesso à internet, a recursos educacionais de qualidade e à promoção do acesso à inovação e à tecnologia que, no contexto das ETI’s, torna-se um ditame normativo ainda mais concreto, frente à melhor estrutura que estas escolas oferecem. Sendo assim, o presente trabalho visou analisar a aplicação de uma metodologia de ensino utilizando tecnologias educacionais para atividades extracurriculares em ETI’s. Para isso, foi feito um levantamento das estratégias didáticas utilizadas por professores por meio da realização de uma entrevista semiestruturada (Bardin, 1977). Em seguida, elaborou-se e testou-se um kit pedagógico em uma atividade extracurricular denominada “Clube Jovem Advogado”, seguindo a metodologia de intervenção (Damiani et al., 2013). E, por fim, analisaram-se os efeitos da metodologia desenvolvida, por meio da aplicação de um questionário junto aos alunos com parâmetros numa escala de concordância (Likert, 1932). Os sujeitos consistiram em 12 (doze) alunos, entre 14 e 16 anos, e 03 (três) professores, dos anos finais do Ensino Fundamental de uma ETI do município de Fortaleza/CE. O produto desta pesquisa consiste em um kit pedagógico para a atividade extracurricular “Clube Jovem Advogado”, voltada para o ensino de conceitos introdutórios de Direito Penal a fim de alcançar a formação ética e moral de adolescentes e diminuir os índices locais de criminalidade. O kit contém: 1 (um) modelo de plano de aula, 1 (um) endereço de e-mail, 1 (uma) conta no Instagram, 1 (um) canal no Youtube, 1 (um) site, 1 (um) e-book ilustrado e 1 (um) roteiro de realização de um júri simulado. Foi possível identificar uma ampla quantidade de tecnologias educacionais utilizadas por professores como estratégias didáticas no ensino. A utilização do kit fez com que os alunos se mantivessem mais focados e envolvidos na disciplina. Percebeuse que uma boa estrutura física e formação continuada de professores são fatores fundamentais para a implementação da política pública. É importante que pesquisas futuras acompanhem e avaliem a política pública de ensino em tempo integral, bem como a utilização de tecnologias educacionais a fim de propor soluções e reajustar rotas para uma melhor condução destas iniciativas.
Abstract: In Full-Time Schools (FTE), students have longer curricular hours, and the long time spent in the classroom requires the establishment of different teaching strategies by teachers. The Brazilian Law nº 14.180/21 establishes the right to access to the internet, to quality educational resources and to promoting access to innovation and technology, which in the context of FTE’s, becomes an even more concrete normative dictate, given the best structure that these schools offer. Therefore, this work aimed to analyze the application of a teaching methodology using educational technologies for extracurricular activities in FTE’s. To this end, a survey of the teaching strategies used by teachers was carried out, through semi-structured interviews (Bardin, 1977). Next, a pedagogical kit was developed and tested, in an extracurricular activity called “Young Lawyer Club”, following the intervention methodology (Damiani et al., 2013). And finally, the effects of the methodology developed were analyzed, through the application of a questionnaire to the students, with parameters on an agreement scale (Likert, 1932). The subjects consisted of 12 (twelve) students, between 14 and 16 years old, and 03 (three) teachers, from the final years of Elementary School at an FTE in the city of Fortaleza/CE. The product of this research consists of a pedagogical kit for the extracurricular activity “Young Lawyer Club”, aimed at teaching introductory concepts of Criminal Law, in order to achieve the ethical and moral training of teenagers, and reduce local crime rates. The kit contains: 1 (one) lesson plan template, 1 (one) e-mail address, 1 (one) Instagram account, 1 (one) YouTube channel, 1 (one) website, 1 (one) illustrated e-book and 1 (one) script for conducting a simulated Jury. It was possible to identify a wide range of educational technologies used by teachers as didactic strategies in teaching. Using the kit made students remain more focused and involved in the subject. It was noticed that a good physical structure and the continued training of teachers are fundamental factors for the implementation of public policy. And it is important that future research monitors and evaluates public policy on full-time education, as well as the use of educational technologies, in order to propose solutions and readjust routes to better conduct these initiatives.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77805
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/0054137310742410
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/6388557443388587
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGTE - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_dis_celfernandes.pdf38,06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.