Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77782
Type: TCC
Title: A percepção dos alunos do curso de administração em relação à formação empreendedora da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Authors: Campos, Yasmin Maciel
Advisor: Soares, Marilene Feitosa
Keywords in Brazilian Portuguese : Educação Empreendedora;Intenção Empreendedora;Empreendedorismo
Keywords in English : Entrepreneurial Education;Entrepreneurial Intent;Entrepreneurship
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Issue Date: 2022
Citation: CAMPOS, Yasmin Maciel. A percepção dos alunos do curso de administração em relação à formação empreendedora da Universidade Federal do Ceará (UFC). 2022. 46 f. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: A presente pesquisa teve como objetivo, investigar a percepção dos alunos do curso de Administração, quanto às contribuições de Educação Empreendedora ofertadas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Para tanto, foi elaborado um questionário para coletar as opiniões dos discentes do Curso de Administração a respeito da educação empreendedora adotada na Universidade. O estudo consiste em um estudo de caso, sendo a pesquisa descritiva e de abordagem quantitativa. A pesquisa de campo foi realizada com os alunos do Curso de Administração dos turnos diurno e noturno, com a aplicação de questionário de forma on-line. A UFC oferece incentivo ao desenvolvimento de habilidades e atitudes empreendedoras dos seus alunos no projeto do Centro de Empreendedorismo da UFC (CEMP), fundado em dezembro de 2014 pelos professores, presidentes e ex-presidentes das Empresas Juniores da UFC, após sentirem a necessidade de um órgão na IES que fomentasse a visão empreendedora dos seus discentes. Porém, na percepção dos alunos, tais iniciativas não são bem divulgadas, ocasionando um baixo índice de participação dos mesmos no projeto, demonstrando consequentemente, ineficiência no aproveitamento acadêmico. Ademais, verificou-se que a participação dos professores do curso de Administração no projeto, poderia ser mais intensificada, incentivando assim, os alunos na busca ativa por conhecimentos empreendedores, visto que tais conhecimentos, desenvolvem qualidades no comportamento dos participantes, que serão aproveitadas em outras áreas da administração. Adicionalmente, os alunos sugeriram melhorias, como o desenvolvimento de atividades práticas nas disciplinas, melhoria na divulgação de projetos, realização de vivências fora do ambiente acadêmico.
Abstract: The present research had as objective, to investigate the perception of the students of the Administration course, regarding the contributions of Entrepreneurial Education offered by the Federal University of Ceará (UFC). For that, a questionnaire was prepared to collect the opinions of the students of the Administration Course regarding the entrepreneurial education adopted at the University. The study consists of a case study, the research being descriptive and with a quantitative approach. The field research was carried out with the students of the Administration Course of the day and night shifts, with the application of an online questionnaire. UFC offers incentives for the development of entrepreneurial skills and attitudes of its students in the UFC Entrepreneurship Center (CEMP) project, founded in December 2014 by professors, presidents and former presidents of UFC Junior Companies, after feeling the need for an organ in the HEI that would foster the entrepreneurial vision of its students. However, in the students' perception, such initiatives are not well publicized, causing a low rate of participation in the project, consequently demonstrating inefficiency in academic achievement. In addition, it was found that the participation of professors of the Administration course in the project could be more intensified, thus encouraging students in the active search for entrepreneurial knowledge, since such knowledge develops qualities in the behavior of the participants, which will be used in other areas of administration. Additionally, the students suggested improvements, such as the development of practical activities in the disciplines, improvement in the dissemination of projects, and carrying out experiences outside the academic environment.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77782
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/7001843775416465
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_tcc_ymcampo.pdf526,52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.