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Tipo: TCC
Título: Impacto do Marketing de relacionamento na fidelização de clientes: estudo da percepção de valor das marcas de varejo farmacêutico em Fortaleza
Autor(es): Costa, Clara Aguiar da
Orientador: Murakami, Luiz Carlos
Palavras-chave em português: Farmácia;Percepção de valor;Estima à marca;Relacionamento
Palavras-chave em inglês: Pharmacy;Value perception;Brand esteem;Relationship
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Data do documento: 2023
Citação: COSTA, Clara Aguiar da. Impacto do Marketing de relacionamento na fidelização de clientes: estudo da percepção de valor das marcas de varejo farmacêutico em Fortaleza. 2023. 107 f. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Considerando o contexto atual da economia mundial, o mundo empresarial está se tornando cada vez mais competitivo e esse ambiente traz reflexos ainda mais pronunciados no contexto do varejo farmacêutico, pois esse mercado, além de competir com as demais marcas do quesito preço, possui agências reguladoras nacionais que estipulam o teto de preço que pode ser cobrado dos consumidores e agências reguladoras no mercado interno, bem como grandes marcas competindo agressivamente entre si. Nesse cenário, o objetivo deste trabalho foi analisar a relação entre reputação da marca e fidelização de clientes no varejo farmacêutico da cidade de Fortaleza- CE. Os resultados foram obtidos através da aplicação de uma survey com 351 respondentes da cidade de Fortaleza em que buscou-se obter a percepção dos consumidores sobre o tema em questão e a marca mais utilizada por eles. Através dos resultados da pesquisa, pode-se notar que os fatores que influenciam nas marcas mais frequentadas são distintos dos das menos frequentadas, sendo os fatores de maior influência da farmácia mais frequentada popularidade e nível de conhecimento do consumidor sobre a marca e os das menos frequentadas foram familiaridade e nível de conhecimento. Desse modo, o objetivo proposto foi alcançado e foi demonstrado que a correlação entre reputação da marca e fidelização de clientes é forte tanto para as marcas menos frequentadas quanto para as mais frequentadas e que há uma correlação diretamente proporcional entre as variáveis. Desse modo, embora frutos de percepções diferentes, alguns conceitos se mantêm fundamentais na perspectiva do cliente.
Abstract: Considering the actual world economy context, the business world has becoming more and more competitive and this environment brings reflections even more pronounced in the pharmaceutical retail context, because this market besides to competing with other brands in terms of price, there are the national regulatory agencies that stipulate the price ceiling that can be charged to consumers and the domestic regulatory agencies. In addition, there are the large brands competing aggressively with each other. In this scenario, the main goal of this study is to analyze the relationship between brands' reputation and customer's loyalty in pharmaceutical retail in Fortaleza-CE. There were analyzed the esteem levels and the knowledge of the most frequented brands in the city. The results were obtained through the application of a survey with 351 respondents from the city of Fortaleza in which we sought to obtain the perception of consumers on the subject in question and the brand most used by them. Through the results of the survey, it can be noted that the factors that influence the most frequented brands are different from those of the less frequented ones, with the most influential factors being the most frequented pharmacy, popularity and level of consumer knowledge about the brand, and those of the least frequented ones. attended were familiarity and level of knowledge. In this way, the proposed objective was achieved and it was demonstrated that the correlation between brand reputation and customer loyalty is strong for both the less frequented and the more frequented brands and that there is a directly proportional correlation between the variables. Thus, although resulting from different perceptions, some concepts remain fundamental from the customer's perspective.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77751
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6835466970889241
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

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