Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77750
Tipo: | TCC |
Título : | Educação financeira e as decisões de poupança, investimento e Endividamento: um estudo comparativo entre os millennials e a Geração z |
Autor : | Sousa, Nayele do Nascimento |
Tutor: | Correia Neto, Jocildo Figueiredo |
Palabras clave en portugués brasileño: | Educação financeira;Finanças pessoais;Gerações Y e Z |
Palabras clave en inglés: | Financial education;Personal finances;Generations Y and Z |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | SOUSA, Nayele do nascimento. Educação financeira e as decisões de poupança, investimento e Endividamento: um estudo comparativo entre os millennials e a Geração z. 2023. 69 f. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o nível de conhecimento acerca dos conceitos de educação financeira e identificar a atitude em relação às decisões financeiras das gerações Millennials, também denominadas como Y e a geração Z. Quanto ao método de abordagem da pesquisa, se trata de um estudo quantitativo, de natureza descritiva, bibliográfica e Survey. Para o procedimento de coleta de dados, o questionário foi adaptado como base nos estudos realizados por Lucci et al. (2006) e Vieira, Bataglia e Sereia (2011) para contemplar os indivíduos pertencentes a cada geração, além de traçar o perfil socioeconômico dos respondentes. Os achados da pesquisa ocorreram a partir das respostas de 126 indivíduos, sendo 50 integrantes da geração Millennials e 76 integrantes da geração Z. Os resultados demonstraram que a geração Millennials possui uma maior capacidade de manipular conceitos relacionados à educação financeira e aplicá-los na prática, possuem o hábito de poupar, são conservadores e estão mais endividados. Também foi possível perceber a atitude financeira dos respondentes da geração Z daqueles que se sentiram razoavelmente seguros com seus conhecimentos, é uma geração que está mais disposta a correr riscos, estão menos endividados e não possuem o hábito de poupar a longo prazo. |
Abstract: | This research aims to analyze the level of knowledge about the concepts of financial education and identify the attitude towards financial decisions of the Millennial generations, also known as Y and generation Z. As for the research approach method, it is about a quantitative, descriptive, bibliographical and Survey study. For the data collection procedure, the questionnaire was adapted based on studies carried out by Lucci et al. (2006) e Vieira, Bataglia e Sereia (2011) to contemplate the individuals belonging to each generation, in addition to tracing the socioeconomic profile of the respondents. The research findings came from the responses of 126 individuals, 50 members of the Millennial generation and 76 members of the Z generation. The results showed that millennials have a greater ability to manipulate concepts related to financial education and apply them in practice, have a habit of saving, are conservative and are more indebted. It was also possible to perceive the financial attitude of the Generation Z respondents of those who felt reasonably secure with their knowledge, is a generation that is more willing to take risks, are less indebted and do not have a habit of saving in the long run. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77750 |
ORCID del tutor: | https://orcid.org/0000-0003-0839-5804 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/4959568652563236 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ADMINISTRAÇÃO - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_nnsousa.pdf | 459,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.