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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRocha, Francisco José Sales-
dc.contributor.authorPereira, Heriberto Brito-
dc.date.accessioned2024-08-20T18:02:02Z-
dc.date.available2024-08-20T18:02:02Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPEREIRA, Heriberto Brito. Uma análise empírica do modelo de concessões das ferrovias brasileiras. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77749-
dc.description.abstractThis paper analyzes the results obtained with the model of concessions adopted in the Brazilian railways. To do so, it aims specifically: to analyze the evolution of cargo movement in the sector; note the growth of investments; verify the generation of jobs; and to develop a time series model that best explains the dynamics of cargo movement by the rail mode, according to the Box-Jenkins methodology. The theoretical and methodological basis for achieving the aforementioned objectives is based on bibliographical surveys related to the theme and statistical databases corresponding to the period 2006 to 2017, provided by the National Transport Confederation (CNT), and by the National Agency of Land Transport (ANTT). The results confirmed that the concessionaires have been revitalizing the railway system and that in all the evaluated criteria the answers were positive. Finally, the time series model that best explains the dynamics of the movement of loads by railroads according to the Box and Jenkins methodology was SARIMA (1,1,1) (0,1,1).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUma análise empírica do modelo de concessões das ferrovias brasileiraspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste trabalho analisam-se os resultados obtidos com o modelo de concessões adotado nas ferrovias brasileiras. Para tanto, objetiva-se especificamente: analisar a evolução da movimentação de cargas no setor; constatar o crescimento de investimentos; verificar a geração de empregos; e desenvolver um modelo de série temporal que melhor explique a dinâmica da movimentação de cargas pelo modal ferroviário, de acordo com a metodologia Box-Jenkins. Isto posto, a base teórica e metodológica para alcançar os objetivos supracitados, fundamenta-se em levantamentos bibliográficos concernentes à temática e bases de dados estatísticos correspondente ao período de 2006 a 2017, fornecidos pela Confederação Nacional de Transportes (CNT), e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Os resultados alcançados confirmaram que as concessionarias vem revitalizando o sistema ferroviário e que em todos os critérios avaliados as respostas foram positivas. Por fim, o modelo de série temporal que melhor explica a dinâmica da movimentação de cargas pelas ferrovias, segundo a metodologia de Box e Jenkins foi o SARIMA (1,1,1)(0,1,1).pt_BR
dc.subject.ptbrBox-Jenkinspt_BR
dc.subject.ptbrSARIMApt_BR
dc.subject.ptbrFerroviaspt_BR
dc.subject.enBox-Jenkinspt_BR
dc.subject.enSARIMApt_BR
dc.subject.enRailwayspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1605-1350pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6463454457747426pt_BR
local.date.available2024-08-20-
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