Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77736
Tipo: Guia
Título : Escala de heteroavaliação de estilo de liderança de diretores escolares
Autor : Melo, Quitéria Alves
Pinheiro, Francisco Pablo Huascar Aragão
Cunha, Esthela Sá
Melo, Lorena Aélio de
Palabras clave en portugués brasileño: Gestão e liderança escolar;Escala de heteroavaliação
Palabras clave en inglés: School management and leadership;Hetero-rating scale
Fecha de publicación : 2023
Citación : MELO, Quitéria Alves et al. Escala de heteroavaliação de estilo de liderança de diretores escolares: manual. Sobral: LAPPSIE - Universidade Federal do Ceará, 2024. 15 p.
Resumen en portugués brasileño: O objetivo deste manual é apresentar instruções de maneira precisa e compreensível sobre o manuseio e a aplicação da Escala de Heteroavaliação de Estilo de Liderança de Diretores Escolares (EHELDE). Esta escala foi construída para facilitar diagnósticos de comportamento organizacional e outras variáveis no âmbito da educação básica brasileira. Além disso, apresenta-se como um instrumento de manuseio simples e prático, que pode ser utilizado em conjunto com outras ferramentas de avaliação escolar e de políticas educacionais. A escala tem como referencial o modelo do Grid Gerencial, proposto por Blake e Mouton (1989). Para os autores, a liderança possui duas dimensões: Foco nas pessoas e Foco nos resultados. A EHELDE é formada por itens que se dividem entre essas duas orientações. Os estilos de liderança são derivados da combinação entre os dois fatores, no que resulta os cinco principais estilos de liderança: “Empobrecida”, “Clube de Campo”, “Meio Termo”, “Tarefa” e “Em Equipe”. Por ser uma escala de heteroavaliação, os estilos de liderança são avaliados a partir da percepção dos professores sobre os gestores de suas escolas. Com isso, os dados obtidos pela escala podem revelar aspectos da relação entre a liderança e o trabalho docente. Dessa forma, o uso da medida tem potencial para basear tomadas de decisão em políticas de gestão e liderança educacional, para desenvolver cursos de formação de líderes escolares, para fomentar estudos e práticas em saúde e o bem-estar docente, entre outros. A EHELDE foi construída pelo Laboratório de Práticas e Pesquisa em Psicologia e Educação (LAPPSIE) da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral, em parceria com o Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação.
Abstract: The objective of this manual is to present instructions in a precise and understandable way on the handling and application of the School Principals' Leadership Style Heteroassessment Scale (EHELDE). This scale was constructed to facilitate diagnoses of organizational behavior and other variables within the scope of Brazilian basic education. Furthermore, it presents itself as a simple and practical instrument that can be used in conjunction with other school assessment and educational policy tools. The scale is based on the Management Grid model, proposed by Blake and Mouton (1989). For the authors, leadership has two dimensions: Focus on people and Focus on results. EHELDE is made up of items that fall between these two orientations. The styles of leadership are derived from the combination between the two factors, resulting in the five main leadership styles: “Impoverished”, “Country Club”, “Half Term”, “Task” and “Team”. As it is a hetero-evaluation scale, leadership styles are evaluated based on teachers' perceptions of their school managers. Therefore, the data obtained by the scale can reveal aspects of the relationship between leadership and teaching work. In this way, the use of the measure has the potential to base decision-making on educational management and leadership policies, to develop training courses for school leaders, to promote studies and practices in health and teacher well-being, among others. EHELDE was built by the Laboratory of Practices and Research in Psychology and Education (LAPPSIE) at the Federal University of Ceará, Sobral campus, in partnership with the Lemann Center for Leadership for Equity in Education.
Descripción en portugués brasileño : Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77736
ORCID del autor: https://orcid.org/0000-0002-2831-1631
https://orcid.org/0000-0001-9289-845X
https://orcid.org/0000-0002-4822-0454
https://orcid.org/0000-0002-6415-9024
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/4267116496336781
http://lattes.cnpq.br/8266089190930601
http://lattes.cnpq.br/1818023056598329
http://lattes.cnpq.br/9869664646231181
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: MPPPP - SOBRAL - Produções Técnicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
manual_ehelde_ (1).pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.