Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77736
Tipo: | Guia |
Título: | Escala de heteroavaliação de estilo de liderança de diretores escolares |
Autor(es): | Melo, Quitéria Alves Pinheiro, Francisco Pablo Huascar Aragão Cunha, Esthela Sá Melo, Lorena Aélio de |
Palavras-chave em português: | Gestão e liderança escolar;Escala de heteroavaliação |
Palavras-chave em inglês: | School management and leadership;Hetero-rating scale |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | MELO, Quitéria Alves et al. Escala de heteroavaliação de estilo de liderança de diretores escolares: manual. Sobral: LAPPSIE - Universidade Federal do Ceará, 2024. 15 p. |
Resumo: | O objetivo deste manual é apresentar instruções de maneira precisa e compreensível sobre o manuseio e a aplicação da Escala de Heteroavaliação de Estilo de Liderança de Diretores Escolares (EHELDE). Esta escala foi construída para facilitar diagnósticos de comportamento organizacional e outras variáveis no âmbito da educação básica brasileira. Além disso, apresenta-se como um instrumento de manuseio simples e prático, que pode ser utilizado em conjunto com outras ferramentas de avaliação escolar e de políticas educacionais. A escala tem como referencial o modelo do Grid Gerencial, proposto por Blake e Mouton (1989). Para os autores, a liderança possui duas dimensões: Foco nas pessoas e Foco nos resultados. A EHELDE é formada por itens que se dividem entre essas duas orientações. Os estilos de liderança são derivados da combinação entre os dois fatores, no que resulta os cinco principais estilos de liderança: “Empobrecida”, “Clube de Campo”, “Meio Termo”, “Tarefa” e “Em Equipe”. Por ser uma escala de heteroavaliação, os estilos de liderança são avaliados a partir da percepção dos professores sobre os gestores de suas escolas. Com isso, os dados obtidos pela escala podem revelar aspectos da relação entre a liderança e o trabalho docente. Dessa forma, o uso da medida tem potencial para basear tomadas de decisão em políticas de gestão e liderança educacional, para desenvolver cursos de formação de líderes escolares, para fomentar estudos e práticas em saúde e o bem-estar docente, entre outros. A EHELDE foi construída pelo Laboratório de Práticas e Pesquisa em Psicologia e Educação (LAPPSIE) da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral, em parceria com o Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação. |
Abstract: | The objective of this manual is to present instructions in a precise and understandable way on the handling and application of the School Principals' Leadership Style Heteroassessment Scale (EHELDE). This scale was constructed to facilitate diagnoses of organizational behavior and other variables within the scope of Brazilian basic education. Furthermore, it presents itself as a simple and practical instrument that can be used in conjunction with other school assessment and educational policy tools. The scale is based on the Management Grid model, proposed by Blake and Mouton (1989). For the authors, leadership has two dimensions: Focus on people and Focus on results. EHELDE is made up of items that fall between these two orientations. The styles of leadership are derived from the combination between the two factors, resulting in the five main leadership styles: “Impoverished”, “Country Club”, “Half Term”, “Task” and “Team”. As it is a hetero-evaluation scale, leadership styles are evaluated based on teachers' perceptions of their school managers. Therefore, the data obtained by the scale can reveal aspects of the relationship between leadership and teaching work. In this way, the use of the measure has the potential to base decision-making on educational management and leadership policies, to develop training courses for school leaders, to promote studies and practices in health and teacher well-being, among others. EHELDE was built by the Laboratory of Practices and Research in Psychology and Education (LAPPSIE) at the Federal University of Ceará, Sobral campus, in partnership with the Lemann Center for Leadership for Equity in Education. |
Descrição: | Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77736 |
ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0000-0002-2831-1631 https://orcid.org/0000-0001-9289-845X https://orcid.org/0000-0002-4822-0454 https://orcid.org/0000-0002-6415-9024 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/4267116496336781 http://lattes.cnpq.br/8266089190930601 http://lattes.cnpq.br/1818023056598329 http://lattes.cnpq.br/9869664646231181 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | MPPPP - SOBRAL - Produções Técnicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
manual_ehelde_ (1).pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.