Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77666
Tipo: Tese
Título : Os homens do Teatro de Nelson Rodrigues em face à sexualidade e ao amor
Título en inglés: The men of Nelson Rodrigues' Theater when confronted with love and sexuality
Autor : Silva, Joselene Monteiro
Tutor: Fontenele, Laéria Bezerra
Palabras clave : Psicanálise;Sexualidade;Amor;Nelson Rodrigues;Psychoanalysis;Sexuality;Love
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Fecha de publicación : 2022
Citación : SILVA, Joselene Monteiro. Os homens do Teatro de Nelson Rodrigues em face à sexualidade e ao amor. Orientadora: Laéria Bezerra Fontenele. 2022. 197 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Programa de Pós-graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumen en portugués brasileño: Esta tese aborda a dimensão trágica do desejo a partir da forma como os homens do teatro de Nelson Rodrigues lidam com a sexualidade, a alteridade e o amor. Por muito tempo, não se fez do homem uma questão a ser pensada e, até hoje, é menos frequente encontrar estudos sobre o masculino do que sobre o feminino. Defende-se que a obra dramatúrgica rodrigueana oferece subsídios para aquilo que foi definido como o objetivo geral, isto é: analisar, através de alguns dos personagens homens, as fantasias que sustentam a posição masculina quanto ao sexo e ao amor tal como elas são abordadas na perspectiva psicanalítica. De modo mais específico, os objetivos foram: localizar de que modo o projeto estético do teatro do Nelson Rodrigues se destaca de modo a revelar aspectos das fantasias inconscientes; explorar, a partir da peça Álbum de família, como a constituição subjetiva ocorre e quais suas consequências para a sexualidade; situar como a defesa contra a castração ocorre; extrair representações que revelem algo da fantasia dos personagens homens em relação ao feminino; e investigar os percalços para reconhecer a alteridade representada pelo feminino, sendo esses três objetivos cotejados pela apreciação das peças Os sete gatinhos, A mulher sem pecado e Toda nudez será castigada. Foi adotado o método psicanalítico no intuito de, com a psicanálise, ler as obras, buscando extrair delas testemunhos do inconsciente. Os principais referenciais teóricos foram as obras de Sigmund Freud e de Jacques Lacan. Através delas, aprofundou-se nas temáticas do complexo de Édipo, castração, fantasia, desejo, diferença sexual e alteridade. Nas peças abordadas, constatou-se a inevitável participação da castração nas dinâmicas amorosas entre homens e mulheres e a frequente incidência do desencontro sexual. Evidenciou-se isso nos desejos incestuosos — cuja aproximação da realização provoca loucura ou morte —, na impotência diante da manifestação do desejo das mulheres e na recusa em reconhecer a subjetividade das mulheres, degradando-as ou restringindo-as a objetos. No final do percurso de pesquisa, concluiu-se que os infortúnios dos homens aqui abordados foram desencadeados a partir do embaraço diante da alteridade e da dificuldade em lidar com a angústia decorrente da condição desejante.
Abstract: The thesis discusses how the men in Nelson Rodrigues' theater deal with sexuality, alterity and love. It is argued that Rodrigues' dramaturgical work offers a foundation with which it’s possible to explore desire’s tragic dimension. For a long time, men were not considered an issue to be discussed and, even today, it is less frequent to find studies on men than on women. Based on Rodrigues’ body of work, the general objective is defined as to analyze the fantasies that support the male position regarding sex and love, such as they are discussed from the psychoanalytic perspective, through some of the male characters of Nelson Rodrigues' theater. More specifically, the objectives were: to locate how the aesthetic project of Nelson Rodrigues' theater reveals aspects of unconscious fantasies; explore, with the play Álbum de Família [Family Album], the theme of the subjectivity constitution process and its consequences for sexuality; situate the occurrence of the defense against castration; extract representations that reveal aspects of the male characters’ fantasy in relation to female characters; and to investigate the characters’ mishaps in recognizing the alterity represented by the feminine. These three objectives were achieved through the appreciation of the plays Os sete gatinhos [The seven kittens], A mulher sem pecado [The woman without sin] and Toda nudez será castigada [All nudity shall be punished]. The psychoanalytic method is adopted, seeking to extract testimonies of the unconscious from the plays. The main theoretical references are the works of Sigmund Freud and Jacques Lacan, exploring the themes of the Oedipus complex, castration, fantasy, desire, sexual difference and alterity through them. In the discussed plays, the inevitable participation of castration in the love dynamics between men and women and the frequent incidence of sexual mismatch were found. This is shown through incestuous desires, to which the approximation to realization causes either madness or death; through the men’s impotence against the women's desires’ manifestation; and through the refusal to recognize women's subjectivity, degrading them. At the end of the research, it was concluded that the male Rodriguean characters’ misfortunes are triggered by the embarrassment when confronted with an alterity and by difficulties when dealing with the angst that results from the desiring condition.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77666
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/5717022317262375
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/8007133176136088
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGP - Teses defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_tese_jmsilva.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.