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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinheiro, Gustavo Luiz de Abreu-
dc.contributor.authorCavalcanti Neto, Erasmo-
dc.date.accessioned2024-08-13T13:48:54Z-
dc.date.available2024-08-13T13:48:54Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCAVALCANTI NETO, Erasmo. Humor e publicidade: um estudo do arquétipo bobo da corte na marca de chocolates Bis. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Curso de Graduação em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77659-
dc.description.abstractThis work goals is to analyze how the chocolate brand BIS uses representations of the archetype of the “Jester” in its advertising pieces. To this end, a qualitative approach, of a theoretical nature was carried out through bibliographical research and content analysis of three advertising pieces published by the brand on social networks. From this examination it was possible to verify that, in the advertisements for the chocolate brand Bis, the main representations of the archetype are given by breaking rules, by turning a negative premise into a positive one and, by escaping the consequences of irresponsible behavior. Comicity, in turn, is present in the forms of laughter of superiority, in difference, in the failure of will, in jokes and in animal life found in the analyzed advertisements. It is concluded, therefore, that the Bis chocolate brand uses each of these characteristics in order to connect in a captivating and memorable way with its target audience.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleHumor e publicidade: um estudo do arquétipo bobo da corte na marca de chocolates Bispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma a marca de chocolate BIS utiliza as representações do arquétipo do bobo da corte em suas peças publicitárias. Para tanto, foi realizada uma abordagem qualitativa, de natureza teórica, através de pesquisa bibliográfica e da análise de três peças publicitárias veiculadas pela marca nas redes sociais. A partir desse exame foi possível verificar que, nos anúncios da marca de chocolate Bis, as principais representações do arquétipo se dão pela quebra de regras, por reviravoltas de uma premissa negativa para uma positiva e, ainda, pela fuga das consequências de comportamentos irresponsáveis. Já a comicidade, por sua vez, está presente nas formas do riso de superioridade, na diferença, no malogro da vontade, no trocadilho e na vida animal verificados nos anúncios analisados. Conclui-se, portanto, que a marca de chocolate Bis utiliza cada uma dessas características, a fim de se conectar de forma cativante e memorável com seu público-alvopt_BR
dc.subject.ptbrBobo da cortept_BR
dc.subject.ptbrArquétipopt_BR
dc.subject.ptbrHumorpt_BR
dc.subject.ptbrPublicidadept_BR
dc.subject.enJesterpt_BR
dc.subject.enArchetypept_BR
dc.subject.enHumorpt_BR
dc.subject.enAdvertisingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9308654974454035pt_BR
local.date.available2024-08-13-
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