Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77647
Type: | TCC |
Title: | Os Aspectos formativos do choruarú da escola de música de Sobral |
Authors: | Melo, Carlos Henrique Rufino de |
Advisor: | Oliveira, Marcelo Mateus de |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Escola de Música - Sobral;Choro;Choruarú |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | MELO, C. H. R. Os Aspectos formativos do choruarú da escola de música de Sobral. 56f. 2021. . TCC (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O objetivo do presente trabalho é identificar os principais aspectos formativos do grupo musical Choruarú, da Escola de Música de Sobral. Após apresentar o tema e a ligação do autor com o tema, justificamos a presente pesquisa pelo papel importante que o grupo possui na formação do autor e para músicos da região de Sobral. Abordamos um pouco do histórico do grupo a partir do seu responsável, o professor Adylson Martins. No Capítulo I nós realizamos uma breve revisão bibliográfica apontando as principais características do Choro como a sua origem, características musicais, compositores de maior destaque, assim como abordaremos oralidade e o improviso no Choro. No Capítulo II nós descreveremos os aspectos metodológicos do trabalho, assim como o instrumento de coleta de dados ( o diário de campo) e a abordagem da pesquisa qualitativa do tipo participante. No Capítulo III nós apresentamos e discutimos os dados coletados a partir de diários de campo. Concluímos o trabalho descrevendo alguns aspectos formativos do grupo Choruarú tais como a troca de experiências entre participantes; postura e atuação integradora do professor/regente; o formato de ensaio dos encontros; o objetivo artístico com foco em apresentações públicas; estrutura e recursos variados nos ensaios; versatilidade do professor em tocar e orientar vários instrumentos; uso da análise musical para a improvisação; contribuição da apresentação pública para o amadurecimento do grupo. Encerramos apontando novas pesquisas a serem desenvolvidas. |
Abstract: | The objective of the present work is to identify the main formative aspects of the musical group Choruarú, from the Sobral Music School. After presenting the theme and the author's connection with the theme, we justify the present research by the important role that the group has in the author's formation and for musicians from the Sobral region. We approach a little of the group's history from its head, professor Adylson Martins. In Chapter I we carried out a brief bibliographic review pointing out the main characteristics of Choro as its origin, musical characteristics, composers of greater prominence, as well as we will address orality and improvisation in Choro. In Chapter II we will describe the methodological aspects of the work, as well as the data collection instrument (the field diary) and the qualitative research approach of the participant type. In Chapter III we present and discuss the data collected from field diaries. We concluded the work by describing some formative aspects of the Choruarú group, such as the exchange of experiences between participants; integrative attitude and performance of the teacher / conductor; the rehearsal format of the meetings; the artistic objective with a focus on public presentations; varied structure and resources in the tests; versatility of the teacher in playing and guiding various instruments; use of musical analysis for improvisation; contribution of the public presentation to the maturation of the group. We ended by pointing out new research to be developed. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77647 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/5636861437973732 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/3080668733854405 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_chrmelo.pdf | 745,49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.