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Type: Dissertação
Title: Uso de simulações virtuais no ensino de balanceamento de equações químicas no contexto do construcionismo educacional
Authors: Carvalho, Poliana de Sousa
Advisor: Lima, Luciana de
Keywords in Brazilian Portuguese : Sequência didática;Ensino de química;Tecnologia educacional;Análise textual discursiva;Tecnodocência
Keywords in English : Secuencia didáctica;Enseñanza de la química;Tecnologías educativas;Análisis textual discursivo;Tecnodocencia
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Issue Date: 2024
Citation: CARVALHO, Poliana de Sousa. Uso de simulações virtuais no ensino de balanceamento de equações químicas no contexto do construcionismo educacional. 2024. 150 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Educacional) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: O alto grau de abstração é uma das maiores dificuldades relacionadas à aprendizagem do conteúdo Balanceamento de Equações Químicas, especialmente quando se trata do nível submicroscópico, uma vez que o sujeito precisa identificar os átomos e moléculas da equação. Essa pesquisa justifica-se pela necessidade de desenvolver novas ações pedagógicas a partir do uso de ferramentas tecnológicas digitais. Das diversas ferramentas existentes, por ocasião das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), destacam-se as simulações virtuais, as quais têm a capacidade de simular um ambiente (natural ou artificial) no computador, facilitando a visualização e a compreensão de fenômenos. A pesquisa teve como objetivo principal avaliar a efetividade de uma abordagem de ensino sobre os conceitos de Reações Químicas a partir da aplicação de Sequência Didática pautada no Construcionismo com o uso do simulador PhET de Balanceamento de Equações Químicas. A presente pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa por mostrar características subjetivas, que não podem ser quantificadas. Foi desenvolvida com 16 estudantes de uma turma de 1o. ano do Ensino Médio em uma Escola da Rede Pública Estadual do Piauí matriculados no turno matutino. Os sujeitos da pesquisa têm faixa etária entre 15 e 18 anos participando de uma turma mista quanto ao gênero. A pesquisa é dividida em três fases: inicial, intermediária e final. Na fase inicial, foi aplicado um questionário no formato impresso composto por 37 questões personográficas e conceituais. Na fase intermediária aconteceu a aplicação da Sequência Didática com 10 intervenções sobre os conceitos do conteúdo Balanceamento de Equações Químicas fazendo uso do simulador computacional PhET, com coleta de dados realizada por meio da elaboração de 10 relatórios de observação. Na fase final, foi aplicado um questionário composto por 27 questões subjetivas conceituais, semelhantes às utilizadas no questionário inicial. A análise dos dados da pesquisa ocorreu através da Análise Textual Discursiva (ATD), utilizando suas 5 etapas: unitarização, categorização, descrição, interpretação e argumentação. Os resultados obtidos permitem inferir que os estudantes, inicialmente, não tinham conhecimento sobre o conteúdo Balanceamento de Equações Químicas e os conceitos envolvidos no referido conteúdo. A Sequência Didática desenvolvida a partir da utilização do simulador computacional PhET auxiliou no processo de aprendizagem do referido conteúdo e de seus conceitos. A aprendizagem deu-se a partir do conjunto de estratégias e recursos que fazem parte de uma linguagem química assimilada. Dessa forma, foi possível concluir que a aplicação da Sequência Didática desempenhou um papel fundamental no processo de aprendizagem, principalmente quando associada à utilização do simulador PhET, diante de uma proposta interativa de aprendizagem.
Abstract: El alto grado de abstracción es una de las mayores dificultades relacionadas con el aprendizaje del contenido de Equilibrio de Ecuaciones Químicas, especialmente cuando se trata del nivel submicroscópico, ya que el sujeto necesita identificar los átomos y moléculas de la ecuación. Esta investigación se justifica por la necesidad de desarrollar nuevas acciones pedagógicas utilizando herramientas tecnológicas digitales. De las diversas herramientas existentes, con motivo de las Tecnologías de la Información y las Comunicaciones Digitales (TDIC), destacan las simulaciones virtuales, que tienen la capacidad de simular un entorno (natural o artificial) en la computadora, facilitando la visualización y comprensión de los fenómenos. El principal objetivo de la investigación fue evaluar la efectividad de un enfoque de enseñanza sobre los conceptos de Reacciones Químicas basado en la aplicación de una Secuencia Didáctica basada en el Construccionismo utilizando el simulador de Equilibrio de Ecuaciones Químicas PhET. Esta investigación presenta un enfoque cualitativo al mostrar características subjetivas, que no pueden ser cuantificadas. Se desarrolló con 16 alumnos de 1° promoción. año de secundaria en una Escuela Pública Estatal de Piauí matriculados en el turno de la mañana. Los sujetos de investigación tienen entre 15 y 18 años, participando en una clase mixta. La investigación se divide en tres fases: inicial, intermedia y final. En la fase inicial se administró un cuestionario impreso compuesto por 37 preguntas personográficas y conceptuales.En la fase intermedia se aplicó la Secuencia Didáctica con 10 intervenciones sobre los conceptos del contenido Equilibrio de Ecuaciones Químicas utilizando el simulador informático PhET, realizándose la recolección de datos a través de la elaboración de 10 informes de observación. En la fase final se aplicó un cuestionario compuesto por 27 preguntas conceptuales subjetivas, similares a las utilizadas en el cuestionario inicial. El análisis de los datos de la investigación ocurrió a través del Análisis Textual Discursivo (ATD), utilizando sus 5 etapas: unitarización, categorización, descripción, interpretación y argumentación. Los resultados obtenidos permiten inferir que los estudiantes, inicialmente, no tenían conocimientos sobre el contenido de Equilibrio de Ecuaciones Químicas y los conceptos involucrados en dicho contenido. La Secuencia Didáctica desarrollada utilizando el simulador informático PhET ayudó en el proceso de aprendizaje del contenido antes mencionado y sus conceptos. El aprendizaje se produjo a partir del conjunto de estrategias y recursos que forman parte de un lenguaje químico asimilado. De esta manera, se pudo concluir que la aplicación de la Secuencia Didáctica jugó un papel fundamental en el proceso de aprendizaje, especialmente cuando se asocia al uso del simulador PhET, de cara a una propuesta de aprendizaje interactivo.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77615
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/0489498361920281
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/2967595851995266
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGTE - Dissertações defendidas na UFC

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