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Type: Dissertação
Title: Covid-19 e seus efeitos: transtorno de estresse pós-traumático e fatores protetores da saúde mental em estudantes do ensino superior
Title in English: Covid-19 and its effects: post-traumatic stress disorder and mental health protective factors in higher education students
Authors: Ferreira, Isabelly Oliveira
Advisor: Oliveira, Eliany Nazaré
Keywords in Brazilian Portuguese : Estudantes;;Universidades;;Saúde mental;;Covid-19;
Keywords in English : Students;;Universities;;Mental health;;Covid-19.
Issue Date: 27-Mar-2024
Citation: FERREIRA, Isabelly Oliveira. Covid-19 e seus efeitos: transtorno de estresse pós-traumático e fatores protetores da saúde mental em estudantes do ensino superior. 119f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Saúde da Família) - Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: Entre os estudantes universitários no período pandêmico, teve-se aumento significativo de perturbação psicológica, como ansiedade, depressão e estresse. Destaca-se, assim, o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) que se configura como o resultado patológico comum de uma ampla variedade de eventos traumático. Os estudantes do ensino superior enfrentaram inúmeros desafios e tiveram que desenvolver e resgatar maneiras de enfrentamento diante dos desconfortos gerados pela pandemia, sendo as estratégias de proteção variáveis positivas que anulam os efeitos dos fatores de risco. Desta maneira, objetivou-se analisar a presença de sinais e sintomas de estresse pós-traumático e formas de enfrentamento utilizadas por estudantes do ensino superior do Ceará durante a pandemia da Covid-19. Trata-se de estudo descritivo transversal, com abordagem quantitativa, realizado com 427 estudantes cearenses do ensino superior, tendo as respostas sido recolhidas no ano de 2022, via formulário, contendo o questionário sociodemográfico, o Inventário de Saúde Mental (MHI-38), a escala PCL-5 e o Inventário de Estratégias de Coping, construídas no Google Forms, disponibilizado por e-mail. Para análise dos dados, empregaram-se estatística descritiva, correlação de Pearson, teste ANOVA e teste Post-Hoc de Tukey. A amostra foi constituída pela maioria de estudantes do sexo feminino, com média de 25,5 anos, com prevalência de participantes autodeclarados pardos e solteiros. Quanto às condições pedagógicas, a maioria era proveniente de instituições públicas do Ceará, que aderiram ao EAD com aulas e avaliações on-line, a maioria dos estudantes estavam satisfeitos com as atividades pedagógicas no período de isolamento, no entanto, afirmaram que se encontravam muito preocupados com a continuidade do curso de forma presencial. Conforme os resultados MHI-38, os estudantes apresentaram mais efeitos negativos, em consequência da pandemia, pois o Distresse apresentou média superior à média da Escala Global do MHI-38. As pontuações obtidas no PCL-5 evidenciaram que a Dim 1., Condição estressante do evento, obteve média superior à média da Escala Global do PCL-5, influenciando negativamente na saúde mental dos estudantes. Os estudantes do ensino superior utilizaram principalmente das estratégias autocontrole, aceitação de responsabilidade e afastamento. Outrossim, o estado de saúde mental apresentou tendência para diminuir de forma significativa com o aumento do TEPT. Além disto, o estado de saúde mental apresentou tendência para se intensificar com o aumento das estratégias de coping, a saber, suporte social, resolução de problemas e reavaliação positiva. O TEPT apresentou tendência para se elevar com o aumento das estratégias de coping, a saber, confronto, afastamento, autocontrole e aceitação de responsabilidade. E o TEPT apresentou tendência para diminuir com o aumento das estratégias suporte social, resolução de problemas e reavaliação positiva. Diante dos resultados, é viável inferir as evidências dos efeitos negativos no bem-estar psicológicos dos estudantes do ensino superior, durante a pandemia da Covid-19. Logo, para lidar com os estressores causados pela pandemia da Covid-19, os estudantes do ensino superior do Ceará utilizaram das estratégias de coping.
Abstract: Among university students during the pandemic, there has been a significant increase in psychological disorders such as anxiety, depression and stress. Post-traumatic stress disorder (PTSD) is the common pathological result of a wide variety of traumatic events. Students in higher education have faced numerous challenges and have had to develop and recover ways of coping with the discomfort generated by the pandemic. Protective strategies are positive variables that cancel out the effects of risk factors. The aim of this study was to analyze the presence of signs and symptoms of post-traumatic stress and the coping strategies used by higher education students in Ceará during the Covid-19 pandemic. This is a cross-sectional descriptive study with a quantitative approach, carried out with 427 higher education students from Ceará, with responses collected in 2022 via a form containing a sociodemographic questionnaire, the Mental Health Inventory (MHI-38), the PCL-5 scale and the Coping Strategies Inventory, built on google forms, made available by email. Descriptive statistics, Pearson's correlation, ANOVA and Tukey's post-hoc test were used to analyze the data. The sample consisted of a majority of female students, with an average age of 25.5 years, with a prevalence of self-declared brown and single participants. As for the pedagogical conditions, the majority came from public institutions in Ceará, which adhered to distance learning with online classes and assessments. Most of the students were satisfied with the pedagogical activities during the isolation period, however, they stated that they were very concerned about continuing the course in person. According to the MHI-38 results, students showed more negative effects as a result of the pandemic, as Distress showed a higher average than the average of the MHI-38 Global Scale. The scores obtained on the PCL-5 showed that Dim 1, Stressful condition of the event, had a higher average than the average of the PCL-5 Global Scale, negatively influencing students' mental health. Higher education students mainly used the strategies self-control, acceptance of responsibility and withdrawal. Furthermore, mental health status tended to decrease significantly as PTSD increased. In addition, mental health status tended to increase with an increase in coping strategies, namely social support, problem-solving and positive reappraisal. PTSD tended to increase with an increase in coping strategies, namely confrontation, withdrawal, self-control and acceptance of responsibility. And PTSD tended to decrease with an increase in social support, problem-solving and positive reappraisal strategies. Given the results, it is feasible to infer evidence of the negative effects on the psychological well-being of higher education students during the Covid-19 pandemic. Therefore, to deal with the stressors caused by the Covid-19 pandemic, higher education students in Ceará used coping strategies.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77547
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/5729180739985236
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6408-7243
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/9795597292263465
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGSF - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

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2024_dis_ioferreira.pdfFERREIRA,I.O. COVID-19 E SEUS EFEITOS: TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS TRAUMÁTICO E FATORES PROTETORES DA SAÚDE MENTAL EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR.2024. 119f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família - Mestrado Acadêmico) Campus Sobra, Universidade Federal do Ceará, Sobral,2024.1,58 MBAdobe PDFView/Open


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