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Tipo: Tese
Título : A apercepção virtual: um gênero de cognição extrassensorial na filosofia de Henri Bergson
Título en inglés: Virtual apperception: a genre of extrasensory cognition in the philosophy of Henri Bergson
Autor : Praciano, Ronney César Ferreira
Tutor: Sampaio, Evaldo Silva Pereira
Palabras clave en portugués brasileño: Henri Bergson;Pesquisa psíquica;Campo virtual;Apercepção virtual;Supraconsciência
Palabras clave en inglés: Henri Bergson;Psychic research;Virtual field;Virtual apperception;Superconsciousness
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Fecha de publicación : 2024
Citación : PRACIANO, Ronney César Ferreira. A apercepção virtual: um gênero de cognição extrassensorial na filosofia de Henri Bergson. 2024. 200 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho considera que a relação entre a filosofia de Henri Bergson (1859-1941) e a pesquisa psíquica acarreta consequências teóricas relevantes, que vão além de uma mera curiosidade intelectual. Por isso, postula-se aqui que algumas teses bergsonianas indicam um caminho por onde se torna viável estabelecer a existência da telepatia e da clarividência como fenômenos possíveis ou mesmo reais, e, assim, começar a conciliar mais sistematicamente a pesquisa psíquica com o bergsonismo. Nosso primeiro capítulo consiste em mostrar as relações entre Bergson e a pesquisa psíquica, revelando que o interesse do filósofo por esses assuntos ressalta a importância teórica dos mesmos para o bergsonismo; como consequência, extraímos dessa primeira análise uma noção importante para a explicação dos fenômenos telepáticos, a saber, a de uma “endosmose psíquica” entre as consciências, que indicaria a existência de um campo virtual de percepções inconscientes, muito embora passíveis de serem apercebidas. Em nosso segundo capítulo, tentamos mostrar como a percepção atual é obtida de uma percepção geral e mais ampla (percepção ou campo virtual) que se estende a toda a realidade, tendo sido diminuída pelo papel dos aparelhos sensório-motores. Estes, por atuarem como filtros redutores da percepção consciente, ao invés de produtores da mesma, abririam espaço para que uma consciência recuperasse algo da extensão de onde foi diminuída, e isto precisamente por transcender a atividade sensório-corporal que a delimita. Já no terceiro e último capítulo, consideramos que o campo virtual de percepções resulta da atividade da Supraconsciência que, ao ligar temporalmente todas as consciências individuais e a natureza como um todo, possibilita, por sua vez, o fenômeno da clarividência. A consideração desses fenômenos endossaria a tese ontológica de um campo psíquico virtual e oniabrangente, mantido pela atividade da Supraconsciência. Ao ser, por assim dizer, “invadida” por esta última, a consciência individual aperceberia imagens virtuais advindas de qualquer parte, e isto justamente por consistir num fenômeno psíquico extraespacial, isto é, de natureza puramente temporal, e que remonta, ademais, à recuperação de instintos vitais inconscientes. Desse modo, nossa tese consiste precisamente em afirmar que há uma forma sui generis de percepção não tematizada na filosofia de Bergson, a apercepção virtual, sendo esta uma forma de acesso extrassensório ao real, do qual os fenômenos psíquicos da telepatia e da clarividência seriam manifestações específicas. Conclui-se, portanto, que os fenômenos psíquicos são relevantes para o bergsonismo, pois permitem extrair deste último – na tentativa de explicar os primeiros – uma forma não explícita de acesso ao real, caracterizada por uma “apreensão” virtual de processos coincidentes no tempo.
Abstract: This work considers that the relationship between the philosophy of Henri Bergson (1859-1941) and psychic research entails relevant theoretical consequences, which go beyond mere intellectual curiosity. Therefore, it is postulated here that some Bergsonian theses indicate a path through which it becomes viable to establish the existence of telepathy and clairvoyance as possible or even real phenomena, and, thus, begin to more systematically reconcile psychic research with Bergsonism. Our first chapter consists of showing the relationships between Bergson and psychic research, revealing that the philosopher's interest in these subjects highlights their theoretical importance for Bergsonism; As a consequence, we extracted from this first analysis an important notion for the explanation of telepathic phenomena, namely, that of a “psychic endosmosis” between consciousnesses, which would indicate the existence of a virtual field of unconscious perceptions, although capable of being perceived. In our second chapter, we tried to show how current perception is obtained from a general and broader perception (perception or virtual field) that extends to all reality, having been diminished by the role of sensorimotor devices. Because they act as reducing filters of conscious perception, instead of producing it, nothing would prevent a consciousness from recovering something from the extent to which it was diminished, and this precisely because it transcends the common sensory activity that delimits it. In the third and final chapter, we consider that the virtual field of perceptions results from the activity of the Supraconsciousness which, by temporally linking all individual consciousnesses and nature as a whole, enables, in turn, the phenomenon of clairvoyance. Consideration of these phenomena would endorse the ontological thesis of a virtual and all-embracing psychic field, maintained by the activity of Supraconsciousness. When being, so to speak, “invaded” by the latter, individual consciousness would perceive virtual images coming from everywhere, and this precisely because it consists of an extra- spatial psychic phenomenon, that is, of a purely temporal nature, and which goes back, moreover, to the recovery of unconscious vital instincts. Thus, our thesis consists precisely in stating that there is a sui generis form of perception not thematized in Bergson's philosophy, virtual apperception, which is a form of extrasensory access to the real, of which the psychic phenomena of telepathy and clairvoyance would be specific manifestations. It is therefore concluded that psychic phenomena are relevant to bergsonism, as they allow us to extract from the latter – in an attempt to explain the former – a non-explicit form of access to the real, characterized by a virtual “apprehension” of processes coinciding in time.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77526
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/4364211802242199
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/1003201485208002
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGFILO - Teses defendidas na UFC

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