Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77465
Type: | TCC |
Title: | Análise da implementação de metodologias de ensino ativas durante a monitoria acadêmica na disciplina de cálculo vetorial para engenharia |
Authors: | Melo, Alexandre da Silva |
Advisor: | Barroso, Natália Maria Cordeiro |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Monitoria;Ensino-aprendizagem;Metodologias ativas |
Keywords in English : | Monitoring;Teaching and learning;Active methodologies |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | MELO, Alexandre da Silva. Análise da implementação de metodologias de ensino ativas durante a monitoria acadêmica na disciplina de cálculo vetorial para engenharia. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a implementação de diferentes metodologias de ensino ativas empregadas durante a monitoria da disciplina de Cálculo Vetorial para Engenharia, da Universidade Federal do Ceará (UFC). O estudo abrange três semestres: 2017.1, 2018.1 e 2019.1. Durante o semestre de 2018.1, foi implementada a metodologia de Oficinas de Aprendizagem, na qual os alunos trabalhavam em equipes para resolver exercícios e apresentar suas soluções para a turma. Já no semestre de 2019.1, foram implementadas duas atividades distintas: Testes de Conhecimento e o uso de Folhas Resumo durante as avaliações. No semestre 2017.1, as metodologias em questão não foram implementadas, tornando os dados deste período equivalentes a um grupo de controle. A análise das notas dos alunos revelou que nos semestres nos quais as novas metodologias foram implementadas, houve uma maior concentração de notas em intervalos mais altos, indicando um melhor desempenho. Também foi aplicado um questionário para coletar a percepção dos alunos sobre as metodologias utilizadas em 2019. A maioria dos estudantes considerou que as atividades ajudaram na compreensão da disciplina, também promoveram a cooperação e a troca de conhecimento entre eles e contribuíram para a sensação de segurança durante as avaliações. Os resultados apontam que a implementação de metodologias interativas e colaborativas dentro das atividades de monitoria podem contribuir positivamente para o desempenho dos alunos de diversas maneiras, seja de forma a consolidar os conhecimentos, promover o vínculo entre os estudantes e até mesmo de forma a combater o nervosismo durante as avaliações. |
Abstract: | The present work aims to analyze the implementation of different active teaching methodologies used during monitoring in the Vector Calculus course for Engineering at the Federal University of Ceará (UFC). The study spans three semesters: 2017.1, 2018.1, and 2019.1. During the semester of 2018.1, the Workshop Learning methodology was implemented, in which students worked in teams to solve exercises and present their solutions to the class. In the semester of 2019.1, two different activities were implemented: Knowledge Tests and the use of Summary Sheets during evaluations. In the semester 2017.1, the mentioned methodologies were not implemented, making the data from this period equivalent to a control group. The analysis of students' grades revealed that in semesters where the new methodologies were implemented, there was a higher concentration of grades in higher ranges, indicating better performance. A questionnaire was also administered to collect students' perceptions of the methodologies used in 2019. The majority of students considered that the activities helped in understanding the subject, promoted cooperation and knowledge exchange among them, and contributed to a sense of security during evaluations. The results suggest that the implementation of interactive and collaborative methodologies within monitoring activities can positively contribute to students' performance in various ways, whether by consolidating knowledge, fostering bonds between students, or even mitigating nervousness during evaluations. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77465 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/9325783175282486 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | ENGENHARIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_asmelo.pdf | 625 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.