Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77427
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos Junior, Francisco Joatan Freitas-
dc.contributor.authorSantos, Fabíola Maria Moreira dos-
dc.date.accessioned2024-07-31T14:22:31Z-
dc.date.available2024-07-31T14:22:31Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSANTOS, Fabíola Maria Moreira dos. Diálogos socrático-platônicos e interdisciplinaridade no ensino de filosofia na EJA. 2024. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77427-
dc.description.abstractThis research has as its theme the teaching of Philosophy at EJA and its general objective is to think of a methodology to facilitate the learning of Philosophy content at CEJA. The methodology applied aims to encourage reflection and discussion on the Socratic-Platonic dialogical horizon, adopting an analytical-exploratory study of bibliographic references and documentary sources. The theoretical reference of this research is in Plato's Philosophy, more specifically in the “Allegory of the Cave”, which narrates the ascension to the world of true ideas, beyond shadows and illusions. It is also based on Paulo Freire's pedagogy, for the contributions made to Youth and Adult Education. Bibliographical studies and observation of the dynamics of Philosophy teaching at the Raquel Castro e Silva de Miranda Youth and Adult Education Center allowed this research to be carried out. At the center, teaching in this modality takes place by area of knowledge and in the interdisciplinary model. We consider that Philosophy is capable of freeing us from the condition of ignorance in which men live, its teachings lead to the knowledge of the truth and its presence in the basic education curriculum, bringing light to the teaching and learning of other sciences. It is believed that the teaching of Philosophy can lead to knowledge of the essence of things, that it is the awakening to an education based on truth, capable of forming critical and participatory citizens in the construction of an ideal State. This research has as its product a Philosophy teaching plan for Youth and Adult Education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDiálogos socrático-platônicos e interdisciplinaridade no ensino de filosofia na EJApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa teve como tema o ensino de Filosofia na EJA e o seu objetivo geral consiste em pensar uma metodologia para facilitar a aprendizagem dos conteúdos de Filosofia no CEJA. A metodologia aplicada visa suscitar a reflexão e a discussão sobre o horizonte dialógico socrático-platônico, adotando um estudo analítico-exploratório das referências bibliográficas e das fontes documentais. A referência teórica desta pesquisa está na Filosofia de Platão, mais especificamente na “Alegoria da caverna”, que narra a ascensão ao mundo das ideias verdadeiras, além das sombras e das ilusões. Baseia-se também na pedagogia de Paulo Freire, pelas contribuições dadas à Educação de Jovens e Adultos. Estudos bibliográficos e observação da dinâmica do ensino de Filosofia no Centro de Educação de Jovens e Adultos Raquel Castro e Silva de Miranda permitiram a realização desta pesquisa. No centro, o ensino nesta modalidade acontece por área de conhecimento e no modelo interdisciplinar. Consideramos que a Filosofia é capaz de libertar da condição de ignorância em que os homens vivem, os seus ensinamentos levam ao conhecimento da verdade e a sua presença no currículo da educação básica, traz luz para o ensino e a aprendizagem das demais ciências. Acreditamos que o ensino de Filosofia pode levar ao conhecimento da essência das coisas, que ele seja o despertar para uma educação alicerçada na verdade, capaz de formar cidadãos críticos e participativos na construção de um Estado ideal. Esta pesquisa teve como produto um plano de ensino de Filosofia para a Educação de Jovens e Adultos.pt_BR
dc.title.enSocratic-Platonic dialogues and interdisciplinarity in philosophy teaching at EJApt_BR
dc.subject.ptbrEducaçãopt_BR
dc.subject.ptbrEnsino de filosofiapt_BR
dc.subject.ptbrInterdisciplinaridadept_BR
dc.subject.ptbrVerdadept_BR
dc.subject.enEducationpt_BR
dc.subject.enTeaching philosophypt_BR
dc.subject.enInterdisciplinaritypt_BR
dc.subject.enTruept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/8905893432081301pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4583275927317029pt_BR
local.date.available2024-
Aparece nas coleções:PROF-FILO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_fmmsantos.pdf596,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.