Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77384
Tipo: | Dissertação |
Título : | Circo-suporte: por uma poética material no circo contemporâneo |
Autor : | Pinheiro, Iago Domingos Bezerra |
Tutor: | Vásquez, Héctor Andrés Briones |
Co-asesor: | Oliveira Filho, João Vilnei de |
Palabras clave en portugués brasileño: | Circo;Dramaturgia;Circo contemporâneo;Artificação |
Palabras clave en inglés: | Circus;Dramaturgy;Contemporary circus;Artification |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | PINHEIRO, Iago Domingos Bezerra. Circo-suporte: por uma poética material no circo contemporâneo. 2024. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | A pesquisa “Circo-Suporte: por uma poética material no circo contemporâneo” consiste em refletir acerca das possibilidades cênico-dramatúrgicas do espetáculo circense, partindo do conceito de deslocamento do objeto e da função/técnica circense. Pretendemos traçar a ideia de como o recurso do suporte no circo está diretamente relacionado à corporeidade dos artistas em cena, apresentando ao final a possibilidade do recurso do Circo-Maquete como objeto artístico circense em si, bem como parte dos procedimentos metodológicos de elaboração da dramaturgia do espetáculo circense. Para tanto, investigaremos como a lógica da atração circense influenciou o movimento do Construtivismo Russo, de que forma ocorrem e ocorreram os processos de artificação a partir da conceituação de Nathalie Heinich e Roberta Shapiro, abordando a temática do movimento de formação das escolas de circo, especialmente (mas não exclusivamente), nos exemplos das experiências desenvolvidas no Brasil, principalmente a partir de 1976. |
Abstract: | The research "Circus-Support: towards a material poetics in contemporary circus" aims to reflect on the scenic-dramaturgical possibilities of the circus spectacle, starting from the concept of displacement of the circus object and function/technique. We intend to trace the idea of how the use of support in the circus is directly related to the corporeality of the artists on stage, presenting at the end the possibility of the Circus-Maquette resource as a circus artistic object in itself, as well as part of the methodological procedures for the elaboration of circus spectacle dramaturgy. To do so, we will investigate how the logic of the circus attraction influenced the movement of Russian Constructivism, how the processes of 'artification' occur and have occurred based on the conceptualization of Nathalie Heinich and Roberta Shapiro, addressing the theme of the formation movement of circus schools, based especially (but not exclusively) on examples from experiences developed in the Soviet Union from 1919, and in Brazil, mainly from 1976. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77384 |
ORCID del autor: | 0009-0007-1838-9017 |
Lattes del autor: | https://lattes.cnpq.br/9251854769606318 |
Lattes del tutor: | http://lattes.cnpq.br/4739201450499304 |
ORCID del co-asesor: | https://orcid.org/0000-0002-9616-6069 |
Lattes del co-asesor: | http://lattes.cnpq.br/7212307806105123 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_idbpinheiro.pdf | 1,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.