Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77352
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A práxis pedagógica na formação humana: um olhar a partir da perspectiva do projeto político pedagógico de escolas do campo e dos seus educadores (as) |
Título em inglês: | Pedagogical praxis in human education: a look from the perspective of the pedagogical policy project of countryside schools and their educators |
Título em espanhol: | Una praxis pedagógica en la formación humana: una mirada desde el proyecto político pedagógico de las escuelas de campo y sus educadores (as) |
Autor(es): | Oliveira Filho, Luis Moreira de Lima, Filipe Augusto Xavier Vasconcelos, John Weyne Maia Batista, José Wandsson do Nascimento Ribeiro, Luís Távora Furtado Santana, Joyce Gosta Gomes de Cerqueira, Gilberto Santos |
Palavras-chave em português: | Práxis pedagógica;Formação humana;Projeto político pedagógico;Escolas do campo |
Palavras-chave em inglês: | Pedagogical praxis;Human formation;Pedagogical political project;rural schools |
Palavras-chave em espanhol: | Praxis pedagógica;Formación humana;Proyecto político pedagógico;Escuelas rurales |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Data do documento: | 2024 |
Instituição/Editor/Publicador: | CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO |
Citação: | OLIVEIRA FILHO, Luis Moreira de; LIMA, Filipe Augusto Xavier; VASCONCELOS, John Weyne Maia; BATISTA, José Wandsson do Nascimento; RIBEIRO, Luís Távora Furtado; SANTANA, Joyce Gosta Gomes de; CERQUEIRA, Gilberto Santos. Cuadernos de Educación y Dessarrolo. v. 16, n.5, p. 01-37, 2024. |
Série/Período/Volume: | n.5;v.16 |
Resumo: | Este trabalho pretende realizar estudos sobre a práxis pedagógica na formação humana a partir da perspectiva de professores de escolas do campo de ensino médio. A pesquisa foi orientada pela abordagem qualitativa, tipologia exploratória descritiva, considerando o método materialismo histórico dialético. A aproximação com a realidade deu-se através de questionários semiestruturados, via google forms e pesquisa documental, ou seja, projeto político pedagógico de quatro escolas do campo de ensino médio. Os sujeitos da pesquisa foram professores de escolas do campo de tempo integral. A pergunta norteadora se deu da seguinte forma: o que revelam as falas sobre educação e práxis para a formação humana? Considerou-se a escola como espaços de lutas, formação mais ampla dos sujeitos e a sua organização como classe trabalhadora e como o trabalho pedagógico articula-se com a agroecologia. |
Abstract: | This work aims to conduct studies on pedagogical praxis in human formation from the perspective of teachers in rural high schools. The research was guided by a qualitative approach, descriptive exploratory typology, considering the method of dialectical historical materialism. The approach to reality was carried out through semi-structured questionnaires, via Google Forms, and documentary research, namely, the pedagogical political project of four rural high schools. The research subjects were teachers from full-time rural schools. The guiding question was as follows: what do the statements about education and praxis reveal for human formation? The school was considered as spaces of struggles, broader formation of individuals, and their organization as the working class, and how pedagogical work is articulated with agroecology. |
Resumen: | Este trabajo tiene como objetivo realizar estudios sobre la praxis pedagógica en la formación humana desde la perspectiva de los profesores de escuelas rurales de enseñanza secundaria. La investigación fue orientada por un enfoque cualitativo, una tipología descriptiva exploratoria, considerando el método del materialismo histórico dialéctico. El acercamiento a la realidad se llevó a cabo a través de cuestionarios semiestructurados, vía Google Forms, y investigación documental, es decir, el proyecto político pedagógico de cuatro escuelas rurales de enseñanza secundaria. Los sujetos de la investigación fueron profesores de escuelas rurales de jornada completa. La pregunta orientadora fue la siguiente: ¿qué revelan las declaraciones sobre educación y praxis para la formación humana? La escuela fue considerada como espacios de luchas, formación más amplia de los individuos y su organización como clase trabajadora, y cómo se articula el trabajo pedagógico con la agroecología. |
URL do documento: | https://ojs.europubpublications.com/ojs/index.php/ced/article/view/4233/3303 |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77352 |
Identificador DOI: | 10.55905/cuadv16n5-069 |
ISSN: | 1989-4155 |
ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0000-0002-9982-9120 https://orcid.org/0000-0003-4235-1311 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/5582648317309832 http://lattes.cnpq.br/6333811948672580 http://lattes.cnpq.br/4437813056086281 http://lattes.cnpq.br/6780676773042373 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DEA - Artigos publicados em revista científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_art_lmoliveirafilho.pdf | 368,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.