Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77330
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPaiva, Antônio Cristian Saraiva-
dc.contributor.authorVasconcelos, Mário Fellipe Fernandes Vieira-
dc.date.accessioned2024-07-19T19:09:24Z-
dc.date.available2024-07-19T19:09:24Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Mário Fellipe Fernandes Vieira. “Direto ao ponto”: uma análise das buscas por parceiros no Grindr e no Scruff no contexto do neoliberalismo. 2023. 197 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Programa de Pós-graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77330-
dc.description.abstractThis research analyzes interactions mobilized by men in commercial partner search applications, known as “male pick-up” applications. My objective is to understand the correlations between the interactions mobilized by users of the applications investigated and the current dynamics of the capitalist market, marked by an increasing flexibilization of production processes, the constant incitement to consumption and different forms of inequality and recariousness. I start from the assumption that, because they are commercial platforms, market logic produces a framework for interactions in applications, shaping the production of desires, subjectivities and social interactions. The field research was carried out, intermittently, between the years 2018 and 2022. The empirical section of this research consists of men, aged between 23 and 45 years old, who use two of these applications, Grindr and Scruff and who in way of building their profiles and their modes of interaction trigger the entrepreneurial logic based on controlling time, so as not to waste it, adopting a discreet performance as a way of measuring the degree of desirability and calculating expectations and opportunities in order to avoid frustrations. This choice was made because these men constitute the majority of users who use the applications. Three methodological strategies were used: interaction with profiles, analysis of available textual content and interviews with application users. The interviews were carried out in person and via Google Meet, given the difficulty of obtaining meaningful data about users and their uses during interactions through the applications. I concluded that the ways in which these applications are used are referenced by a discourse guided by an entrepreneurial logic that instills a behavior of competition and constant dispute, stimulated by a neoliberal culture, centered on the ideals of autonomy, individual freedom and performance that guide the uses of digital social media.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectFortalezapt_BR
dc.subjectMercado dos Pinhõespt_BR
dc.title“Direto ao ponto”: uma análise das buscas por parceiros no Grindr e no Scruff no contexto do neoliberalismopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa analisa interações mobilizadas por homens em aplicativos comerciais de busca por parceiros, os conhecidos aplicativos de “pegação masculina”. Meu objetivo consiste em compreender as correlações entre as interações mobilizadas pelos usuários dos aplicativos investigados e a dinâmica atual do mercado capitalista, marcada por uma crescente flexibilização dos processos produtivos, pela constante incitação ao consumo e por diferentes formas de desigualdade e precarização. Parto do pressuposto de que, por se tratarem de plataformas comerciais, a lógica de mercado produz um enquadramento das interações nos aplicativos, moldando a produção de desejos, subjetividades e interações sociais. A pesquisa de campo foi realizada, de maneira intermitente, entre os anos 2018 a 2022. O recorte empírico desta pesquisa é constituído por homens, com idades entre 23 e 45 anos, que utilizam dois desses aplicativos, o Grindr e o Scruff e que na maneira de construírem seus perfis e em seus modos de interação acionam a lógica empreendedora pautada no controle do tempo, de modo a não desperdiçá-lo, na adoção de uma performance discreta como forma de medir o grau de desejabilidade e no cálculo de expectativas e oportunidades a fim de evitar frustrações. Essa escolha se deu pelo fato desses homens constituírem o público majoritário de usuários que utilizam os aplicativos. Foram utilizadas três estratégias metodológicas: interação com os perfis, análise do conteúdo textual disponível e entrevistas com os usuários dos aplicativos. As entrevistas foram realizadas de maneira presencial e pelo Google Meet, diante da dificuldade de obter dados significativos sobre os usuários e os seus usos durante as interações pelos aplicativos. Concluí que as formas de uso desses aplicativos encontram-se referenciadas por um discurso pautado por uma lógica empreendedora que instila um comportamento de competição e disputa constante, estimulada por uma cultura neoliberal, centrada nos ideais de autonomia, liberdade individual e desempenho que guiam os usos das mídias sociais digitais.pt_BR
dc.subject.ptbrAplicativos de pegação entre homenspt_BR
dc.subject.ptbrMídias digitaispt_BR
dc.subject.ptbrEmpreendedorismopt_BR
dc.subject.ptbrMercado neoliberalpt_BR
dc.subject.enHookup appspt_BR
dc.subject.enDigital mediapt_BR
dc.subject.enEntrepreneurshippt_BR
dc.subject.enNeoliberal marketpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/6648906240603871-
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2635234979088002-
local.date.available2024-07-19-
Aparece nas coleções:PPGS - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tese_mffvvasconcelos.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.